#cubank no Twitter:
o ciberacontecimento na contratação de Anitta pelo Nubank
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2022v11n20p103-120Resumo
Em junho de 2021, a cantora Anitta foi anunciada como nova membro do conselho de administração da Nubank. Após o anúncio, usuários contrários à contratação criaram a #cubank, provocando um ciberacontecimento, amplificado pela crítica da artista ao governo Jair Bolsonaro. A empresa cancelou uma coletiva e clientes solicitaram os cancelamentos de cartões e contas. Mensagens com a hashtag foram coletadas no Twitter utilizando-se o Netlytic. Cinco perfis publicaram mais de 60% das mensagens coletadas; os tweets mais compartilhados eram críticas aos que desaprovaram a parceria; menos de 25% dos tweets mencionaram boicote e/ou cancelamento; e o perfil do Nubank não interagiu com a hashtag. Pesquisas futuras podem explorar o gerenciamento de crises quando marcas buscam o endosso de celebridades.
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Copyright (c) 2022 Wagner Rodrigo Arratia Concha

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