#cubank no Twitter:

o ciberacontecimento na contratação de Anitta pelo Nubank

Autores

  • Wagner Rodrigo Arratia Concha UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2022v11n20p103-120

Resumo

Em junho de 2021, a cantora Anitta foi anunciada como nova membro do conselho de administração da Nubank. Após o anúncio, usuários contrários à contratação criaram a #cubank, provocando um ciberacontecimento, amplificado pela crítica da artista ao governo Jair Bolsonaro. A empresa cancelou uma coletiva e clientes solicitaram os cancelamentos de cartões e contas. Mensagens com a hashtag foram coletadas no Twitter utilizando-se o Netlytic. Cinco perfis publicaram mais de 60% das mensagens coletadas; os tweets mais compartilhados eram críticas aos que desaprovaram a parceria; menos de 25% dos tweets mencionaram boicote e/ou cancelamento; e o perfil do Nubank não interagiu com a hashtag. Pesquisas futuras podem explorar o gerenciamento de crises quando marcas buscam o endosso de celebridades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-12-2022

Como Citar

CONCHA, Wagner Rodrigo Arratia. #cubank no Twitter:: o ciberacontecimento na contratação de Anitta pelo Nubank. Dispositiva, Belo Horizonte, v. 11, n. 20, p. 103–120, 2022. DOI: 10.5752/P.2237-9967.2022v11n20p103-120. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/dispositiva/article/view/29438. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE