NAFTA: comprovação das proposições marxistas sobre o livre-comércio

NAFTA: proof of the marxist propositions about free trade

Autori

  • Carlos Serrano Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2317-773X.2017v5n1p83

Parole chiave:

Livre-comércio, Integração Comercial, NAFTA, Marxismo, Teoria Marxista da Dependência.

Abstract

O artigo aborda temas centrais nos debates nas Relações Internacionais: o livre-comércio e a integração comercial. Em particular, aborda as integrações entre países de níveis dessemelhantes de desenvolvimento. O objetivo geral teórico é apontar a existência de forma distinta de pensar a integração comercial, que transcende a dicotomia entre livre-comércio e autarquia, introduzindo a perspectiva marxista da luta de classes e sua expressão mediada na luta entre nações. Como objetivo prático busca colaborar com os debates sobre a integração latino-americana, vista como uma necessidade. O artigo principia apresentando o pensamento de alguns autores marxistas – incluindo Marx – que contribuíram sobre o tema frente as transformações no modo de produção capitalista internacional e que abordaram as relações entre o centro e a periferia a partir de diferentes pontos, do centro, no caso de Lênin, da periferia, no caso da Teoria Marxista da Dependência. Para testá-las realiza o estudo de caso do NAFTA, comprovando o papel regressivo para o México. O artigo conclui respondendo afirmativamente a pergunta de partida: as proposições marxistas sobre o caráter desestruturador para os países periféricos da integração comercial com os países centrais são corretas?

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Carlos Serrano Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Cientista Político, professor do Departamento de Ciência Política da UFRJ, vice-coordenador do LEHC/UFRJ. Doutorando em Ciências Sociais, na especialidade de Ciência Política, no ISCSP da Universidade de Lisboa, com o projeto de investigação ligado ao grupo "Política e Governo" do Centro de Administração e Políticas Públicas.

Pubblicato

2017-11-25

Come citare

Serrano Ferreira, C. (2017). NAFTA: comprovação das proposições marxistas sobre o livre-comércio: NAFTA: proof of the marxist propositions about free trade. Estudos Internacionais: Revista De relações Internacionais Da PUC Minas, 5(1), 83–102. https://doi.org/10.5752/P.2317-773X.2017v5n1p83

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Marxismo e Relações Internacionais