NAFTA: comprovação das proposições marxistas sobre o livre-comércio

NAFTA: proof of the marxist propositions about free trade

Autores

  • Carlos Serrano Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2317-773X.2017v5n1p83

Palavras-chave:

Livre-comércio, Integração Comercial, NAFTA, Marxismo, Teoria Marxista da Dependência.

Resumo

O artigo aborda temas centrais nos debates nas Relações Internacionais: o livre-comércio e a integração comercial. Em particular, aborda as integrações entre países de níveis dessemelhantes de desenvolvimento. O objetivo geral teórico é apontar a existência de forma distinta de pensar a integração comercial, que transcende a dicotomia entre livre-comércio e autarquia, introduzindo a perspectiva marxista da luta de classes e sua expressão mediada na luta entre nações. Como objetivo prático busca colaborar com os debates sobre a integração latino-americana, vista como uma necessidade. O artigo principia apresentando o pensamento de alguns autores marxistas – incluindo Marx – que contribuíram sobre o tema frente as transformações no modo de produção capitalista internacional e que abordaram as relações entre o centro e a periferia a partir de diferentes pontos, do centro, no caso de Lênin, da periferia, no caso da Teoria Marxista da Dependência. Para testá-las realiza o estudo de caso do NAFTA, comprovando o papel regressivo para o México. O artigo conclui respondendo afirmativamente a pergunta de partida: as proposições marxistas sobre o caráter desestruturador para os países periféricos da integração comercial com os países centrais são corretas?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Serrano Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Cientista Político, professor do Departamento de Ciência Política da UFRJ, vice-coordenador do LEHC/UFRJ. Doutorando em Ciências Sociais, na especialidade de Ciência Política, no ISCSP da Universidade de Lisboa, com o projeto de investigação ligado ao grupo "Política e Governo" do Centro de Administração e Políticas Públicas.

Downloads

Publicado

2017-11-25

Como Citar

Serrano Ferreira, C. (2017). NAFTA: comprovação das proposições marxistas sobre o livre-comércio: NAFTA: proof of the marxist propositions about free trade. Estudos Internacionais: Revista De relações Internacionais Da PUC Minas, 5(1), 83–102. https://doi.org/10.5752/P.2317-773X.2017v5n1p83

Edição

Seção

Dossiê: Marxismo e Relações Internacionais