O Conflito entre Rússia e Geórgia: uma revisão histórica
Keywords:
Conflito Rússia-Geórgia, Espaço da Antiga URSS, Segurança Internacional, CáucasoAbstract
O breve conflito entre Rússia e Geórgia, em agosto de 2008, trouxe à tona o problema dos Estados de fato que existem no território da antiga URSS apesar de suas soberanias não serem reconhecidas pela comunidade internacional. Todavia, uma das questões mais instigantes a respeito do conflito foi negligenciada pela maioria dos analistas: por que a Geórgia atacou a Ossétia do Sul, se todos os indícios indicavam que haveria reação da Rússia e inação dos Estados Unidos em relação a seu aliado do Cáucaso? O nacionalismo georgiano foi o fator que causou o erro de avaliação do governo Saakashvili, que ordenou o ataque aos Ossetas acreditando na impossibilidade de uma invasão russa como resposta, em uma região onde a presença de soldados russos é marcante. A omissão se deve ao fato de que reconhecer o nacionalismo georgiano como responsável pelo conflito implicaria reconhecer que o Ocidente também é responsável pela tragédia vivida no Cáucaso, tendo em vista que a reemergência do nacionalismo na Geórgia é resultado direto de medidas ocidentais. Além disso, tal reconhecimento iria de encontro à visão de que a Rússia deve ser vista como uma ameaça e, em decorrência, à retórica dos líderes ocidentais para justificarem os gastos militares envolvidos no processo de expansão da OTAN.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a.Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal
b.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).