A vulnerabilidade como condição antropológica segundo o motivo “Escada da vida” em uma xilogravura do século 19
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Resumo
Este artigo se dedica ao aparecimento do tema da vulnerabilidade, a partir do século 18, em xilogravuras cuja narrativa visual se refere ao processo de envelhecimento das pessoas em analogia com o motivo da escada ou dos degraus da vida. A ausência da consideração da deficiência como um possível atravessamento do ciclo da vida disparou o problema investigativo: Como se dá o aparecimento do tema da vulnerabilidade em xilogravuras cuja narrativa visual se refere ao motivo da escada ou dos degraus da vida, acompanhada por uma narrativa religiosa? Apresenta os resultados de uma pesquisa documental exploratória, realizada nos acervos do Museu da Imagem na cidade de Epinal, França, do Museu das Culturas, na cidade de Basileia, Suíça e da Igreja Estadual de Estugarda, Alemanha, no mês de julho de 2017. Argumenta, como primeiro resultado, comparando as narrativas visuais educacionais e religiosas, que há uma modificação da narrativa visual do motivo da escada da vida e que seu aparecimento antecipa, na área da educação, mas não na área da teologia, a consideração do respeito à vulnerabilidade como condição antropológica. Como segundo resultado, mostra-se a importância da cultura visual como narrativa própria e fonte essencial para as ciências humanas, em especial, para educação e as ciências da religião, neste caso a ressignificação da vulnerabilidade humana no campo da educação inclusiva que exige um novo olhar para a condição humana.
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