A formação humana na Educação Superior: abordagem onto-antropológica e teológica de Edith Stein

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Clélia Peretti
Vera Fátima Dullius

Resumo

O artigo reflete sobre o atual contexto da Educação Superior e seus desafios na formação de novos perfis de docentes. Optamos por indagar fenomenologicamente a formação docente em uma instituição confessional a fim de perceber, na pulsão das vivências dos estudantes, o lugar que a formação humana e da consciência ocupa na trajetória acadêmica. Seguindo essa pista e dialogando com profissionais e estudantes percebemos a necessidade de um maior aprofundamento dos pressupostos antropológico-filosóficos da educação. A partir disso, fizemos um contraponto entre o modelo reducionista e o complexo, fundamentando as concepções de conhecimento e educação no diálogo entre dois grandes pensadores: Edith Stein (1981-1942) e Edgar Morin (1921-).  Os resultados revelam a necessidade de um diálogo multi e transdisciplinar nos programas de formação docente, bem como a necessidade de pensar a formação humana a partir do paradigma da complexidade, interligando saberes que fomentem a reforma do pensamento. A formação humano-integral requer projetos que incluam todas as dimensões do ser humano. Desse modo, o ato educativo, ensino e aprendizagem, assume proporções que ultrapassam a experiência de sala de aula e perduram em sua formação. A reflexão realizada fez emergir com maior clareza os desafios de nosso tempo: um pensar rigoroso sobre o “humano” e sua formação em uma perspectiva onto-antropológica que tenha como base uma visão de mundo, de ser humano e de transcendência comprometidos com valores pautados na ideia de “casa comum”.

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Como Citar
PERETTI, Clélia; DULLIUS , Vera Fátima. A formação humana na Educação Superior: abordagem onto-antropológica e teológica de Edith Stein. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 149, 2020. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2020v18n55p149. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/21856. Acesso em: 22 abr. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Clélia Peretti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia - EST, São Leopoldo – RS. PhD pelo Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche em parceria com a Pontificia Università Lateranense – PUL- Roma. Itália.

Professora no Programa de Pós- Graduação Mestrado e Doutorado em Teologia da PUCPR.

Vera Fátima Dullius , FAE - Centro Universitário

Doutora pela Pontificia Universidade Católica do Paraná. (PUCPR)

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