Aprendizagem política e metodologia: grupo espiritualidade e partilha
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo aborda como a aprendizagem política de jovens católicos que participaram do Grupo Espiritualidade e Partilha (GEP), na década de 1990, na periferia norte de Belo Horizonte- Minas Gerais, vivenciaram um modo de ser Igreja mediante uma metodologia própria. Os objetivos são descrever e analisar a significativa aprendizagem política de jovens católicos que participaram nas origens da elaboração da metodologia de formação do grupo de jovens e sua extensão na aprendizagem política; compreender como a metodologia criada ofereceu às juventudes novos referenciais para a continuidade do desenvolvimento de suas ações políticas na vida social e eclesial. O caminho utilizado nesta pesquisa qualitativa foi o fenomenológico e os procedimentos metodológicos foram da história oral temática. Os resultados da pesquisa apontaram que a relação amadurecimento humano e a vivência de uma espiritualidade política conduz à aprendizagem política para além da Igreja Católica nas interpretações de si e do mundo numa ação política de busca pela transformação da sociedade.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Referências
BORAN, J. Juventude, o grande desafio. São Paulo: Ed. Paulinas, 1989.
FERREIRA, A. C.; RENA, L. C. C. B.; PINHEIRO, L. A. A juventude católica: práticas eclesiais da juventude na Região Metropolitana de Belo Horizonte. In: BOSCHI, C. C.; PINHEIRO, L. A. (coord.) A Arquidiocese de Belo Horizonte e o laicato. Belo Horizonte: Ed. Puc Minas, 2015, p. 437-441. v. 3.
FERREIRA, Amauri Carlos. O imaginário religioso e modos de vida urbana: experiência da Juventude Católica em Belo Horizonte – MG. Anos 1980. 2002. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião, Umesp, São Paulo.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 2005.
MARQUES, Maria Elizabeth. Formação e crise da juventude católica: o movimento em Minas Gerais (1935-1968). 1986. Dissertação (Mestrado e Ciência Política), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
MEIHY, J.C.S.B. Manual de história oral. 2.ed. São Paulo: Loyola, 1998.
MURAD, Afonso; ALBUQUERQUE, Marcos. Como formar grupos de espiritualidade e partilha. São Paulo: Paulus, 1996.
SIMIM, Stephen Silva. Educação e metodologia de aprendizagem política: experiências da juventude católica na Belo Horizonte dos anos de 1990. 2019. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Belo Horizonte: PUC Minas.
VIEIRA, Leite Ariane - As concepções de Transformação Social que embasam dois movimentos de Juventude Católica Universitária- Projeto Universidades Renovadas (PUR), e Pastoral Universitária (PU) - Uma abordagem circunscrita aos anos de 1990-2000.Monografia (Conclusão de Curso de Relações Internacionais) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.