Aprendizagem política e metodologia: grupo espiritualidade e partilha

Contenido principal del artículo

Stephen Silva Simim
Amauri Carlos Ferreira

Resumen

O artigo aborda como a aprendizagem política de jovens católicos que participaram do Grupo Espiritualidade e Partilha (GEP), na década de 1990, na periferia norte de Belo Horizonte- Minas Gerais, vivenciaram um modo de ser Igreja mediante uma metodologia própria.  Os objetivos são descrever e analisar a significativa aprendizagem política de jovens católicos que participaram nas origens da elaboração da metodologia de formação do grupo de jovens e sua extensão na aprendizagem política; compreender como a metodologia criada ofereceu às juventudes novos referenciais para a continuidade do desenvolvimento de suas ações políticas na vida social e eclesial. O caminho utilizado nesta pesquisa qualitativa foi o fenomenológico e os procedimentos metodológicos foram da história oral temática. Os resultados da pesquisa apontaram que a relação amadurecimento humano e a vivência de uma espiritualidade política conduz à aprendizagem política para além da Igreja Católica nas interpretações de si e do mundo numa ação política de busca pela transformação da sociedade. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
SIMIM, Stephen Silva; FERREIRA, Amauri Carlos. Aprendizagem política e metodologia: grupo espiritualidade e partilha. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 20, n. 63, p. e206310, 2024. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2022v20n63e206310. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/25760. Acesso em: 12 ago. 2025.
Sección
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografía del autor/a

Stephen Silva Simim, 31 98818-0539

Doutor em Educação pela PUC Minas (2019), Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2001) e Graduado em Filosofia pela PUC Minas (1998). Atualmente é professor na PUC Minas. País de origem: Brasil. E-mail: stephensimim@hotmail.com.

Amauri Carlos Ferreira, ISTA

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989). Atualmente é professor /pesquisador do Instituto Santo Tomás de Aquino e Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. País de origem: Brasil. E-mail: mitolog@pucminas.br.

Citas

BORAN, J. Juventude, o grande desafio. São Paulo: Ed. Paulinas, 1989.

FERREIRA, A. C.; RENA, L. C. C. B.; PINHEIRO, L. A. A juventude católica: práticas eclesiais da juventude na Região Metropolitana de Belo Horizonte. In: BOSCHI, C. C.; PINHEIRO, L. A. (coord.) A Arquidiocese de Belo Horizonte e o laicato. Belo Horizonte: Ed. Puc Minas, 2015, p. 437-441. v. 3.

FERREIRA, Amauri Carlos. O imaginário religioso e modos de vida urbana: experiência da Juventude Católica em Belo Horizonte – MG. Anos 1980. 2002. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião, Umesp, São Paulo.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 2005.

MARQUES, Maria Elizabeth. Formação e crise da juventude católica: o movimento em Minas Gerais (1935-1968). 1986. Dissertação (Mestrado e Ciência Política), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

MEIHY, J.C.S.B. Manual de história oral. 2.ed. São Paulo: Loyola, 1998.

MURAD, Afonso; ALBUQUERQUE, Marcos. Como formar grupos de espiritualidade e partilha. São Paulo: Paulus, 1996.

SIMIM, Stephen Silva. Educação e metodologia de aprendizagem política: experiências da juventude católica na Belo Horizonte dos anos de 1990. 2019. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Belo Horizonte: PUC Minas.

VIEIRA, Leite Ariane - As concepções de Transformação Social que embasam dois movimentos de Juventude Católica Universitária- Projeto Universidades Renovadas (PUR), e Pastoral Universitária (PU) - Uma abordagem circunscrita aos anos de 1990-2000.Monografia (Conclusão de Curso de Relações Internacionais) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.