Bíblia e cinema: estrutura de narrativas bíblicas de chamado e comissionamento em Os Irmãos Cara de Pau, de John Landis

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Carlos Ribeiro Caldas Filho
Jacqueline Ziroldo Dolghie

Resumo

O presente artigo pretende aplicar para a interpretação do filme Os Irmãos Cara de Pau (The Blues Brothers, 1980), de John Landis, o que o crítico literário canadense Northrop Frye afirmou em relação à Bíblia como sendo o “grande código” da arte.  A premissa básica do artigo é que o filme de Landis segue a estrutura básica de três narrativas bíblicas (Êxodo 3.1-10, Isaías 6.1-8 e Atos dos Apóstolos 9.1-15) nas quais há uma manifestação do sagrado, seguida de um comissionamento para uma missão. O artigo apresenta algumas considerações sobre a relação entre cinema e Bíblia, seguidas de uma apresentação do filme propriamente. Depois disso, comenta-se sobre três narrativas bíblicas de chamado e comissionamento, que entendemos fornecem a linha narrativa seguida pelo filme. Como base teórica, o artigo trabalhou principalmente com a ideia de sagrado selvagem, de Roger Bastide, e do elemento indizível do sagrado, a partir de Rudolf Otto.

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Como Citar
CALDAS FILHO, Carlos Ribeiro; DOLGHIE , Jacqueline Ziroldo. Bíblia e cinema: estrutura de narrativas bíblicas de chamado e comissionamento em Os Irmãos Cara de Pau, de John Landis . HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 20, n. 61, p. e206107, 2023. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2022v20n61e206107. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/27603. Acesso em: 9 ago. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Carlos Ribeiro Caldas Filho, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Doutor em Ciências da Religião pela UMESP. Professor da PUC Minas. País de origem: Brasil. E-mail: crcaldas2009@hotmail.com

Jacqueline Ziroldo Dolghie , Faculdade Teológica Sul-Americana

Doutora em Ciências Sociais e Religião pela UMESP. Professora da FTSA. País de origem: Brasil. E-mail: logosvitae@ig.com.br

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