Sobre anjos e folhas secas: em torno do Angelus Novus de Paul Klee

Conteúdo do artigo principal

Mauro Rocha Baptista

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma apresentação feita na IV Semana Didático-Cultural e I Congresso de Pesquisa e Extensão da UEMG – Campus Barbacena. O título deste evento era

História: Identidade e memória, e seu símbolo o quadro Angelus Novus de Paul Klee. Nosso objetivo era o de apresentar a relação entre o quadro e a temática do evento, para isso buscamos o apoio de três autores: Benjamin, dono do quadro, que demarcou a sua interpretação do Angelus Novus comparando-o com o Anjo da história; Scholem, herdeiro do mesmo após a morte de seu amigo Benjamin, autor de um poema sobre o quadro de Klee; e Kafka, escritor que sempre povoou o debate epistolar dos dois anteriores, e que, apesar de não ter tido contato com o quadro de Klee, descreve o cenário em que é possível a sua produção. Por fim reavaliamos o quadro a partir do humor judaico que unifica a estes três autores, afim de redimensionar o valor de alerta representado pelo semblante aterrorizado do anjo de Klee. Nesta versão escrita a seqüência dos argumentos foi mantida, mas o texto foi substancialmente alterado para se adaptar ao novo veículo de divulgação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BAPTISTA, Mauro Rocha. Sobre anjos e folhas secas: em torno do Angelus Novus de Paul Klee. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 127–141, 2008. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/427. Acesso em: 10 ago. 2025.
Seção
Artigos