Sobre anjos e folhas secas: em torno do Angelus Novus de Paul Klee

Contenido principal del artículo

Mauro Rocha Baptista

Resumen

Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma apresentação feita na IV Semana Didático-Cultural e I Congresso de Pesquisa e Extensão da UEMG – Campus Barbacena. O título deste evento era

História: Identidade e memória, e seu símbolo o quadro Angelus Novus de Paul Klee. Nosso objetivo era o de apresentar a relação entre o quadro e a temática do evento, para isso buscamos o apoio de três autores: Benjamin, dono do quadro, que demarcou a sua interpretação do Angelus Novus comparando-o com o Anjo da história; Scholem, herdeiro do mesmo após a morte de seu amigo Benjamin, autor de um poema sobre o quadro de Klee; e Kafka, escritor que sempre povoou o debate epistolar dos dois anteriores, e que, apesar de não ter tido contato com o quadro de Klee, descreve o cenário em que é possível a sua produção. Por fim reavaliamos o quadro a partir do humor judaico que unifica a estes três autores, afim de redimensionar o valor de alerta representado pelo semblante aterrorizado do anjo de Klee. Nesta versão escrita a seqüência dos argumentos foi mantida, mas o texto foi substancialmente alterado para se adaptar ao novo veículo de divulgação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
BAPTISTA, Mauro Rocha. Sobre anjos e folhas secas: em torno do Angelus Novus de Paul Klee. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 127–141, 2008. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/427. Acesso em: 12 ago. 2025.
Sección
Artigos