Dilema epistemológico do Ensino Religioso e formação docente (Epistemological Dilemma of Religious Education and teacher training) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1435
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A proposta deste artigo é a de abordar a temática do Ensino Religioso sob a perspectiva do dilema epistemológico, tendo como escopo identificar uma possível contribuição, que pode ser dada à formação docente por meio da Área de Conhecimento referente às Ciências da Religião. Nesse sentido, procurou-se traçar um caminho que começa pela apresentação do dilema epistemológico do Ensino Religioso, sob a ótica da relação histórica, no Brasil, entre Estado e Religião, destacando as categorias de público e privado. Feito isso, passa-se então a uma abordagem de modelos teóricos da disciplina, enquanto categorias de análise, que servem de referência de estudo e compreensão da temática. Nesse ponto, destacam-se os modelos Catequético, Teológico e das Ciências da Religião. Ao final desse percurso, procurou-se então estabelecer a relação entre Modelo das Ciências da Religião, pluralismo religioso e pequenas aproximações à questão da formação docente; tendo como referência dados que dizem respeito, sobretudo, à presença do Ensino Religioso em Minas Gerais.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Dilema epistemológico. Ciências da Religião. Formação docente.
Abstract
This article addresses the issue of Religious Education from the perspective of epistemological dilemma and seeks to identify contributions to the teaching training through the formation of Religious Sciences. The text traces a path that presents the religious dilemma of Religious Teaching from the perspective of the historical relationship, in Brazil, between State and Religion, highlighting the categories of public and private. The text also discusses the theoretical models of the discipline `Religious Education`, as analytical categories that serve as a reference point of study and reference of such discipline. In sum, the present study highlights the Catechetical and the Theological models of `Sciences of Religion`, religious pluralism, and teacher formation, taking as reference the data concerning the presence of `Religious Education in the State of Minas Gerais, Brazil.
Keywords: Religious Education. Epistemological dilemma. Religion Sciences. Teacher training.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.