Una espiritualidad no religiosa desde de la tradición cristiana

Conteúdo do artigo principal

Marià Corbí

Resumo

Mudanças rápidas nos modos de sobreviver nas sociedades humanas, passando rapidamente de sociedades pré-industriais para industriais ou de industriais para sociedades de conhecimento, inovação e mudança constante, estamos reinvidicando a possibilidade de uma espiritualidade não vinculada a crenças  e não religiosa. Não há necessidade de ir às tradições espirituais orientais, Budismo, Yoga, Advaita Vedanta, para apresentar e viver a possibilidade de uma espiritualidade não religiosa; também de dentro da tradição cristã, encontramos autores que permitem uma espiritualidade não religiosa. Podemos contar com uma noção importante de Nicolau de Cusa: o "Não-outro", como a dimensão absoluta de toda a realidade. O Cusano considera que esse termo é mais apropriado falar desse absoluto de toda a realidade, que o termo Deus. É também muito conveniente para viver uma espiritualidade que não divide a realidade em dois pólos: o mundano eo divino, o relativo e absoluto, neste mundo e no próximo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CORBÍ, Marià. Una espiritualidad no religiosa desde de la tradición cristiana. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 12, n. 35, p. 688–715, 2014. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n35p688. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n35p688. Acesso em: 31 ago. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Marià Corbí, CETR - Centro de Estudio de las Tradiciones de Sabiduria

Marià Corbí es director del Centro de Estudio de las Tradiciones de Sabiduría (CETR). Licenciado en teología y doctor en filosofía, ha sido profesor de ESADE, en la Fundación Vidal y Barraquer y en el Instituto de Teología Fundamental de Barcelona. Epistemólogo de las formaciones axiológicas, ha dedicado toda su vida al estudio de las consecuencias ideológicas y religiosas de las transformaciones generadas por las sociedades postindustriales y de innovación.