Espiritualidad laica y espiritualidad atea

Conteúdo do artigo principal

Francesc Torradeflot Freixes

Resumo

O objetivo deste artigo é encontrar a relação entre a espiritualidade laica e a espiritualidade ateia para conduzir-nos ao que parece ser a única espiritualidade viável na sociedade do conhecimento. Nós analisamos textos de personalidades de referência de ambas as espiritualidades, como Feuerbach, Marx, Nietzsche ou Sponville Comte, entre outros. Observamos especificamente alguns dos elementos essenciais de uma espiritualidade ateísta: espírito crítico e racionalidade, centralidade e suficiência do ser humano e sua  libertação da submissão e exploração, e uma vontade, sem limites, em vez de preguiça. No entanto, o objetivo principal é destacar que há um cultivo da dimensão absoluta da realidade além das tradições religiosas e que esse cultivo nas sociedades de mudança contínua requer como propõe Corbí, uma nova antropologia, de um animal que fala com duplo acesso à realidade; Apontamos também para a existência de uma nova epistemologia, além da mítica dos paradigmas anteriores que permite o uso meramente livre e simbólico das sabedorias da humanidade. Está em jogo a nossa sobrevivência como espécie e a sobrevivência do planeta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
TORRADEFLOT FREIXES, Francesc. Espiritualidad laica y espiritualidad atea. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 12, n. 35, p. 716–745, 2014. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n35p716. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n35p716. Acesso em: 31 ago. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Francesc Torradeflot Freixes, Centro de Estudio de las Tradiciones de Sabiduría - CETR- Barcelona.

Doctor en Teología, Máster en Ciencias de las Religiones, Licenciado en Filosofía. Relaciones institucionales de CETR

FRANCESC TORRADEFLOT FREIXES

Doctor en teología por la Facultad de Teología de Cataluña, licenciado en historia de las religiones por la Universidad Católica de Lovaina (UCL) y licenciado en filosofía por la Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). Fue codirector de programa, junto con Raimon Panikkar, del IV Parlamento de las Religiones del Mundo celebrado en Barcelona. Coordina la Red Catalana de Entidades de Diálogo Interreligioso y la Red Internacional sobre Religiones y Mediación en Zonas Urbanas. Es profesor e investigador del Centro de Estudios de las Tradiciones de Sabiduría y director de la Asociación UNESCO para el Diálogo Interreligioso. Ha publicado varios libros y artículos sobre diálogo interreligioso, diversidad religiosa, mediación interreligiosa y la importancia de la espiritualidad para la cultura del diálogo.