Espiritualidad laica y espiritualidad atea
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo deste artigo é encontrar a relação entre a espiritualidade laica e a espiritualidade ateia para conduzir-nos ao que parece ser a única espiritualidade viável na sociedade do conhecimento. Nós analisamos textos de personalidades de referência de ambas as espiritualidades, como Feuerbach, Marx, Nietzsche ou Sponville Comte, entre outros. Observamos especificamente alguns dos elementos essenciais de uma espiritualidade ateísta: espírito crítico e racionalidade, centralidade e suficiência do ser humano e sua libertação da submissão e exploração, e uma vontade, sem limites, em vez de preguiça. No entanto, o objetivo principal é destacar que há um cultivo da dimensão absoluta da realidade além das tradições religiosas e que esse cultivo nas sociedades de mudança contínua requer como propõe Corbí, uma nova antropologia, de um animal que fala com duplo acesso à realidade; Apontamos também para a existência de uma nova epistemologia, além da mítica dos paradigmas anteriores que permite o uso meramente livre e simbólico das sabedorias da humanidade. Está em jogo a nossa sobrevivência como espécie e a sobrevivência do planeta.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.