Narrativas apócrifas e Linguagem religiosa como memória e sentidos das Comunidades Cristãs Primitivas, pela égide das Teorias da Linguagem.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os conceitos concebidos das Teorias da Linguagem tornam-se um material pedagógico e metodológico de fundamental importância para a análise da narrativa sagrada, onde o texto poderá ser interpretado e compreendido com outros significados e sentidos, a partir das diferentes experiências individuais e coletivas dos grupos religiosos cristãos, incorporados no exercício de memórias e na reelaboração de novas narrativas e que possibilitará a formação e a preservação das identidades socioculturais e religiosas. O estudo dos textos apócrifos se torna uma valiosa ferramenta metodológica de profunda relevância para a pesquisa do Cristianismo primitivo, definido e incorporado no conjunto das diferentes metodologias com força de equivalência e de complementaridade, firmado pelo seu caráter literário de gênero exótico e de diferenciação. É nessa perspectiva que aqui abordaremos a obra de Atos Apócrifos de André como contribuição para a pesquisa do Cristianismo primitivo e como forte expressão da construção das diferentes formas de linguagens religiosas.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.