Narrativas apócrifas e Linguagem religiosa como memória e sentidos das Comunidades Cristãs Primitivas, pela égide das Teorias da Linguagem.

Conteúdo do artigo principal

José Luiz Izidoro

Resumo

Os conceitos concebidos das Teorias da Linguagem tornam-se um material pedagógico e metodológico de fundamental importância para a análise da narrativa sagrada, onde o texto poderá ser interpretado e compreendido com outros significados e sentidos, a partir das diferentes experiências individuais e coletivas dos grupos religiosos cristãos, incorporados no exercício de memórias e na reelaboração de novas narrativas e que possibilitará a formação e a preservação das identidades socioculturais e religiosas. O estudo dos textos apócrifos se torna uma valiosa ferramenta metodológica de profunda relevância para a pesquisa do Cristianismo primitivo, definido e incorporado no conjunto das diferentes metodologias com força de equivalência e de complementaridade, firmado pelo seu caráter literário de gênero exótico e de diferenciação. É nessa perspectiva que aqui abordaremos a obra de Atos Apócrifos de André como contribuição para a pesquisa do Cristianismo primitivo e como forte expressão da construção das diferentes formas de linguagens religiosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
IZIDORO, José Luiz. Narrativas apócrifas e Linguagem religiosa como memória e sentidos das Comunidades Cristãs Primitivas, pela égide das Teorias da Linguagem. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 14, n. 42, p. 262–283, 2016. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2016v14n42p262. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n42p262. Acesso em: 31 ago. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

José Luiz Izidoro, Universidade Metodista de São Paulo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

José Luiz Izidoro, natural do Estado de São Paulo, cidade de Iguape. Graduação em Filosofia e Teologia em São Paulo. Mestrado, doutorado e pós doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Residente em Juiz de Fora - MG -professor de Filosofia, Teologia e Antropológia no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES. Membro dos Grupos de Pesquisa: Religião e Modernidade (PUC Minas); Oracula (UMESP) e Arqueologia no Oriente Médio (UMESP).