Data, autor e local do Livro de Eclesiastes

Conteúdo do artigo principal

Jorge Luis Gutiérrez

Resumo

O objetivo do presente artigo é fazer uma proposta sobre qual foi a data em que o livro bíblico do Eclesiastes  (קהלת na sua forma hebraica) foi escrito, quem foi seu autor e o local em que foi escrito. Temas que sempre estiveram envoltos em acentuadas discussões no mundo acadêmico relacionado com a pesquisa bíblica. Em cada um dos itens que nos propomos abordar, e as respectivas perguntas que pretendemos responder, começaremos revisando criticamente as propostas que tem sido feita pelos principais pesquisadores destes temas, em diferentes épocas e lugares. Para logo, a partir delas fazer uma proposta sobre os três temas que abordamos neste artigo: a data, o autor e o local do livro de Eclesiastes. Nossa conclusão é que a redação do livro de Qohélet aconteceu por volta do ano 250 a.C., sua autoria não pode ter sido de Salomão, mas de alguém que viveu no norte da palestina, na fronteira linguística com aramaico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GUTIÉRREZ, Jorge Luis. Data, autor e local do Livro de Eclesiastes. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 14, n. 42, p. 473–496, 2016. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2016v14n42p473. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n42p473. Acesso em: 31 ago. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Jorge Luis Gutiérrez, Universidade Mackenzie

Possui doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1990). Possui graduação em Filosofia - Faculdaes Associadas do Ipiranga (1994), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, área Teologia e História (1988), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, área Biblia (1987). Possui cursos de especialização em Israel e Chile. Atualmente é professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, professor da Faculdade de São Bento ? FSB e professor visitante da Universidad de Concepción de Chile. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga. Teve bolsas de pesquisa nos Estados Unidos, França, Espanha e México. Foi chefe do Departamento de Filosofia da Universidade Mackenzie (2001- 2004). Também foi professor titular da Umesp. Dentro de sua área de interesse, especializou-se em filosofia antiga, filosofia medieval, filosofia da religião e filosofia espanhola. Tem pesquisado, em diálogo com a física, temas como o acaso, a imprevisibilidade, a incerteza, a irreversibilidade e a liberdade humana. Em diálogo com a literatura, tem pesquisado as relações entre filosofia e poesia. É membro da "Sociedad Ibérica de Filosofía Griega".