O projeto de desconstrução do cristianismo de Jean-Luc Nancy

Contenido principal del artículo

Etienne Alfred Alfred Higuet

Resumen

Pretendemos percorrer, com Jean-Luc Nancy, os principais momentos do processo de construção e desconstrução do cristianismo e do Ocidente, até o seu estado presente, consequência da “morte de Deus” como própria destinação do cristianismo. A desconstrução do cristianismo e, pela mesma ocasião, do Ocidente que se identifica com ele, objetiva reduzi-lo à essência do seu fenômeno. Trata-se do “desenclausuramento” ou da “declosão” recíproca das heranças da religião e da filosofia. Ao longo da história, por um movimento virtualmente infinito, a fé cristã se descobre remetendo a um momento anterior a ela mesma, momento que ela constantemente renova e clareia. Uma das principais tarefas é a desconstrução do monoteísmo.  Com a figura de Cristo, a renúncia ao poder divino e à sua presença torna-se o próprio ato de Deus. A ausência ou o vazio-de-divindade é sua verdade mais profunda. Mostraremos, também, algumas implicações éticas e políticas do processo. Concluiremos com algumas reflexões críticas a respeito do método adotado pelo autor e dos principais resultados do percurso. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
HIGUET, Etienne Alfred Alfred. O projeto de desconstrução do cristianismo de Jean-Luc Nancy. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 14, n. 42, p. 518–542, 2016. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2016v14n42p518. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n42p518. Acesso em: 31 ago. 2025.
Sección
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografía del autor/a

Etienne Alfred Alfred Higuet, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Possui graduação em Baccalauréat pela Université Catholique de Louvain (1965) , graduação em Baccalauréat pela Université catholique de Louvain (1969) , mestrado em Licence pela Université catholique de Louvain (1971) , mestrado em Licence pela Université catholique de Louvain (1972) e doutorado pela Université Catholique de Louvain (1978) . Atualmente é professor visitante da Universidade do Estado do Pará, Membro de corpo editorial da Correlatio (São Bernardo do Campo), Membro de corpo editorial da Via Teológica e Membro de corpo editorial da TeoLiteraria - revista Brasileira de Literaturas e Teologias. Membro do conselho científico de Reflexão. Tem experiência na área de Teologia , com ênfase em Teologia Sistemática, na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Religião, na área de Cultura visual, com ênfase na interpretação de imagens religiosas. Presidente da Associação Paul Tillich do Brasil.