O pensamento de Martim Lutero sobre razão e revelação na Igreja, na política e na economia

Conteúdo do artigo principal

Wilhelm Wachholz

Resumo

Razão e revelação ocupam lugar destacado na teologia de Martim Lutero, reformador da Igreja no século XVI. A correta relação entre razão e revelação não somente tem implicações teológicas, mas também práticas em relação à Igreja, política e economia. O objetivo deste artigo é analisar a relação de razão e revelação na teologia de Lutero, em diálogo com Paul Tillich, focando a pergunta pelo conhecimento de Deus e as implicações para Igreja, política e economia. Introdutoriamente, o artigo aborda a problemática do conhecimento. A partir disso, analisa a compreensão de Lutero sobre conhecimento a partir da revelação de Deus na cruz como sub contraria specie. Considerando ter o pecado afetado o conhecimento de Deus e, consequentemente, as relações humanas, o artigo analisa como, para Lutero, Igreja, economia e política precisam ser compreendidos e conclui com as implicações ministeriais do ser humano cristão, considerando os dois reinos, nos três estamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
WACHHOLZ, Wilhelm. O pensamento de Martim Lutero sobre razão e revelação na Igreja, na política e na economia. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 14, n. 44, p. 1193–1209, 2016. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2016v14n44p1193. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n44p1193. Acesso em: 10 ago. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Wilhelm Wachholz, Faculdades EST

Doutor em Teologia, área de História e Teologia. Professor em nível de Graduação e Pós-Graduação em História na Faculdades EST, São Leopoldo/RS, Brasil. Suas áreas de pesquisa e ensino são em História do Cristianismo, História Medieval e Moderna, História e Historiografia. Contato: wwachholz@est.edu.br