O pensamento de Martim Lutero sobre razão e revelação na Igreja, na política e na economia

Contenido principal del artículo

Wilhelm Wachholz

Resumen

Razão e revelação ocupam lugar destacado na teologia de Martim Lutero, reformador da Igreja no século XVI. A correta relação entre razão e revelação não somente tem implicações teológicas, mas também práticas em relação à Igreja, política e economia. O objetivo deste artigo é analisar a relação de razão e revelação na teologia de Lutero, em diálogo com Paul Tillich, focando a pergunta pelo conhecimento de Deus e as implicações para Igreja, política e economia. Introdutoriamente, o artigo aborda a problemática do conhecimento. A partir disso, analisa a compreensão de Lutero sobre conhecimento a partir da revelação de Deus na cruz como sub contraria specie. Considerando ter o pecado afetado o conhecimento de Deus e, consequentemente, as relações humanas, o artigo analisa como, para Lutero, Igreja, economia e política precisam ser compreendidos e conclui com as implicações ministeriais do ser humano cristão, considerando os dois reinos, nos três estamentos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
WACHHOLZ, Wilhelm. O pensamento de Martim Lutero sobre razão e revelação na Igreja, na política e na economia. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 14, n. 44, p. 1193–1209, 2016. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2016v14n44p1193. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n44p1193. Acesso em: 12 ago. 2025.
Sección
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografía del autor/a

Wilhelm Wachholz, Faculdades EST

Doutor em Teologia, área de História e Teologia. Professor em nível de Graduação e Pós-Graduação em História na Faculdades EST, São Leopoldo/RS, Brasil. Suas áreas de pesquisa e ensino são em História do Cristianismo, História Medieval e Moderna, História e Historiografia. Contato: wwachholz@est.edu.br