Combustível da fé: mudança socioeconômica e rearranjo religioso em Macaé – RJ

Conteúdo do artigo principal

Leonardo Gonçalves de Alvarenga
Fabio Py Murta de Almeida

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as mudanças socioeconômicas ocorridas na cidade de Macaé a partir de 1980 e seus efeitos sobre o campo religioso, com foco nos evangélicos e nos sem-religião. A metodologia lança mão de dados quantitativos do IBGE e procura analisar esses dados para ultrapassar uma leitura superficial e avançar na análise desse campo religioso complexo, que está diretamente relacionada à chegada da Petrobras na cidade de Macaé, inaugurando uma nova era na região, com a injeção de capital na cidade. Nesse sentido, percebe-se o desenvolvimento urbano na região ocorreu sob o impacto da multinacional Petrobras, ocasionando a criação de diferentes mercados e oportunidades de investimentos, fazendo com que as instâncias religiosas fossem reorganizadas em uma nova configuração do campo religioso macaense. Para tal argumentação nos basearemos no pensamento social de Danièle Hervieu-Léger, quando reconhece que a modernidade e a urbanização se relacionam diretamente com as mudanças e as novas modulações sociorreligiosas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ALVARENGA, Leonardo Gonçalves de; ALMEIDA, Fabio Py Murta de. Combustível da fé: mudança socioeconômica e rearranjo religioso em Macaé – RJ. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 17, n. 52, p. 389–413, 2019. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2019v17n52p389-413. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2019v17n52p389. Acesso em: 17 jun. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Leonardo Gonçalves de Alvarenga, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leonardo Alvarenga*

alvarengag2@gmail.com

 

* Pós-doutoramento em Sociologia Política pela UENF/FAPERJ. É doutor em Ciência da Religião pela PUC-SP. E-mail: alvarengalg2@gmail.com

Fabio Py Murta de Almeida, É professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Autor do livro: Crítica à baixa ecologia, São Leopoldo e São Paulo: Cebi e Fonte Editorial, 2015). É editor da Revista Plura – periódico da Associação Brasileira de História das Religiões (Abhr). E-mail: pymurta@gmail.com.

Professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)