Religião e cultura da pós-verdade
A cultura da pós-verdade é um fenômeno que tem impactado significativamente as sociedades ocidentais contemporâneas. Nesse contexto, a individualização da crença e a prevalência da emoção sobre fatos objetivos têm se tornado cada vez mais comuns.
Diante desse cenário, o presente dossiê tem como objetivo reunir contribuições das disciplinas que compõem os estudos de religião e disciplinas afins para refletir sobre como a cultura da pós-verdade tem afetado as crenças religiosas, suas instituições e as formas do acreditar.
A análise dessas questões é de suma importância, uma vez que a cultura da pós-verdade pode ter efeitos significativos nas formas de compreensão e vivência da criança. Além disso, é fundamental compreender como essa cultura se relaciona com outras esferas da sociedade, a fim de identificar possíveis desdobramentos e desafios para o futuro.
Serão acolhidos trabalhos que abordem tanto as transformações já identificadas no âmbito das tradições religiosas, instituições, comunidades e práticas religiosas quanto as suas consequências e relações com diferentes áreas da sociedade, como a política e as redes sociais digitais.
Nesse sentido, espera-se que este dossiê possa contribuir para ampliar o debate sobre a cultura da pós-verdade e suas implicações nas crenças religiosas, bem como para fomentar novas pesquisas e reflexões nessa área.
Prazos:
Jan./Abr. 2025 – Vol. 22, n°. 70- Submissão até 30 de Novembro de 2024
Proponentes: