Fé e crime na “quebrada”: pentecostais e PCC na construção da sociabilidade nas periferias de São Paulo
Contenuto principale dell'articolo
Abstract
Tratamos, neste texto, da convivência em um mesmo ambiente urbano de fenômenos aparentemente díspares como é o caso do pentecostalismo de um lado e, de outro, o crime organizado e a violência como seu modus operandi, ambos representando expressões de sociabilidade e formação identitária nas periferias das metrópoles. Nesse contexto o conceito de conversão precisa ser revisto dada a sua ineficácia para se compreender os processos sociais experimentados pelas populações dos bairros periféricos. Nesses bairros ser pentecostal não é necessariamente uma opção de vida que exclui a participação na organização criminosa do Primeiro Comando da Capital - PCC. O artigo está dividido em dois tópicos: no primeiro, fazemos um breve levantamento dos estudos que trabalham com as diferentes formas em que a religião e a violência criam interfaces de contato. No segundo tópico procuramos apresentar nossas observações empíricas de uma comunidade pentecostal da qual faz parte um dos líderes locais do PCC. As conclusões são apontamentos que procuram manter abertas as portas para outras reflexões e dar continuidade à pesquisa mais do que para encerrar o debate.
Downloads
Dettagli dell'articolo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.