Islã: práticas religiosas e culturais
Contenuto principale dell'articolo
Abstract
O texto propõe uma narrativa que demonstra como as fronteiras entre a religião e a cultura são fluidas, tendo como ponto de partida as observações, por mim realizadas, na comunidade islâmica em Portugal. Ainda que pesem as divergências e as complexidades do grupo de muçulmanos em Portugal, devido às suas procedências, vertentes islâmicas e movimentos, serão os muçulmanos guineenses os protagonistas nesse artigo por se tratar de um caso de migração contínua naquele país, resultando num aumento dessa população em Portugal. E que, de certa maneira, vem exemplificar a fluidez das relações religião/ cultura, pelas próprias práticas advindas de suas culturas particulares. E mais, como maioria muçulmana procedente de uma mesma região geográfica, reproduzindo traços étnicos, sofrem um processo de segregação, não somente da sociedade mais ampla de acolhimento mas também do grupo religioso islâmico estabelecido em Portugal, o que vem gerar uma situação de conflito.
Downloads
Dettagli dell'articolo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.