Aprendizados no campo da metodologia de orientação acadêmica

Contenu principal de l'article

Faustino Luis do Couto Teixeira

Résumé

A pesquisa acadêmica exige uma gama de procedimentos. Cada área desenvolve seus métodos, que são avaliados pelos resultados da qualidade das pesquisas. Para quem se inicia nesse processo, conhecer esses passos e procedimentos é muito significativo e definidor da formação do pesquisador. O presente texto, nascido na área de Ciências da Religião e Teologia, tem por objetivo a apresentação do método que foi desenvolvido pelo autor, professor convidado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da UFJF – PPCIR-UFJF, em mais de três décadas de orientação, pesquisa e aprendizado. O artigo foi produzido a partir da experiência adquirida das orientações e mostra as condições fundamentais para o trabalho acadêmico, especialmente indicadas por João Batista Libanio, mas também por outros pesquisadores. A parte central do texto é a sistematização do método de orientação acadêmica denominado “método eletrônico”, termo criado por Libanio, e assumido pelo autor em suas mais de cinquenta orientações. Além de indicar os passos desse método, com observações importantes e práticas, há um exemplo de aplicação sobre como elaborar um artigo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
TEIXEIRA, Faustino Luis do Couto. Aprendizados no campo da metodologia de orientação acadêmica. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 18, n. 57, p. 1226, 2020. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2020v18n57p1226. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/0000-0002-5959-4849. Acesso em: 14 août. 2025.
Rubrique
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biographie de l'auteur-e

Faustino Luis do Couto Teixeira, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutor e pós-doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da UFJF – PPCIR-UFJF, pesquisador do CNPq e consultor do ISER-Assessoria.

Références

AZEVEDO, Francisco Ferreira dos Santos. Dicionário analógico da língua portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2010.

BEAUD, Michael. Arte da tese. Rio de Janeiro: Bertand do Brasil, 1994.

BERGER, Peter L.. Rumor de anjos. A sociedade moderna e a redescoberta do sobrenatural. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

BOFF, Clodovis. Teologia e prática: teologia do político e suas mediações. Petrópolis: Vozes, 1978.

CARDOSO, Ciro Flamarion S. Como elaborar um projeto de pesquisa. Programa de Pós-Graduação em História UFF-PPGH. [20--]. Disponível em: https://www.historia.uff.br/stricto/files/CARDOSO_Ciro_Como_elaborar_projeto_pesquisa.pdf . Acesso em: 25 dez. 2020.

DANOWSKI, Débora; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Florianópolis/São Paulo: Cultura e Barbárie/ISA, 2014.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 23 ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

FRANCISCO, Papa. Carta encíclica Laudato si, sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.

HERRIGEL, Eugen. A arte cavalheiresca do arqueiro zen. São Paulo: Pensamento, 1978.

LIBANIO, João Batista. A arte de formar-se. São Paulo Loyola, 2001a.

LIBANIO, João Batista. Introdução à vida intelectual. São Paulo: Loyola, 2001b.

MADURO, Otto. Mapas para a festa. Reflexões latino-americanas sobre a crise e o conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1994.

MERTON, Thomas. A via de Chuang Tzu. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1977.

MERTON, Thomas. Algum homem é uma ilha. Campinas: Verus, 2003.

RILKE, Rainer Maria. A melodia das coisas. Contos, ensaios, cartas. 2 ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2011.

RILKE, Rainer Maria. Cartas a um jovem poeta. A canção de amor e de morte do porta-estandarte Cristovão Rilke. 4 ed. São Paulo: Biblioteca Azul, 2013.

RILKE, Rainer Maria. Elegias de Duíno. 6 ed. São Paulo: Biblioteca Azul, 2013.

SEGATO, Rita. Um paradoxo do relativismo: o discurso racional da antropologia. Religião e Sociedade, v. 16, ns 1-2, p. 114-135, 1992.

TEIXEIRA, Faustino. A fé na vida: um estudo teológico-pastoral sobre a experiência das CEBs no Brasil. Tese (Doutorado em Teologia). Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, 1985.

TEIXEIRA, Faustino. A fé na vida. Um estudo teológico-pastoral sobre a experiência das Comunidades Eclesiais de Base no Brasil. São Paulo: Loyola, 1987.

TEIXEIRA, Faustino. A gênese das CEBs no Brasil. Elementos explicativos. São Paulo: Paulinas, 1988.

TEIXEIRA, Faustino. Comunidades Eclesiais de Base: bases teológicas. Petrópolis: Vozes, 1988.

VELHO, Otávio Trajetórias e diversidade: um caso brasileiro. [s.l; s.n.], [20--]. Mimeo, p. 8.

VELHO, Otávio. Uma antropologia apofática. Uma entrevista exclusiva com o antropólogo Otávio Velho. IHU Online. São Leopoldo, p. 35-36, 17 out. 2005. Disponível em: http://www.ihuonline.unisinos.br/media/pdf/IHUOnlineEdicao160.pdf. Acesso em: 25 dez. 2020.

VELHO, Otávio. O que a religião pode fazer pelas ciências sociais. In: TEIXEIRA, Faustino (Org.). A (s) ciência (s) da religião no Brasil. São Paulo: Paulinas, 2001. p. 233-250.