A melodia da flauta - A vivência da mística no contexto contemporâneo

Contenido principal del artículo

Luiz Siveres

Resumen

A mística é uma dimensão essencial da condição humana, que na relação consigo mesmo, com os outros e com o transcendente pode ser exercitada de distintas formas. O que se percebe, historicamente, ela foi atrelada às instituições religiosas ou incorporada às experiências espirituais, desfigurando a sua especificidade de ser compreendida como uma energia de interioridade, um movimento de conectividade e uma luz que ilumina o transcendente. Neste sentido está se propondo a metáfora da “melodia da flauta”, para expressar que a flauta, como instrumento, identifica-se mais com as instituições, as crenças e os símbolos, enquanto a melodia se aproxima mais da energia, do movimento e da luz. Não se pretende indicar a preferência de um destes aspectos, mas recuperar a dimensão da melodia, até para que a flauta tenha reconhecido o seu próprio estatuto, valorizando a coexistência, a reciprocidade ou a relação dialogal entre a flauta e a melodia. Apesar de fazer referência a uma experiência originária, no caso a vocação de Abraão, na qual se encontra a dinâmica da interiorização, da conexão e da transcendência, o texto foi elaborado para ser uma contribuição para a vivência da mística no contexto contemporâneo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
SIVERES, Luiz. A melodia da flauta - A vivência da mística no contexto contemporâneo. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 13, n. 37, p. 478–503, 2015. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2015v13n37p478. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n37p478. Acesso em: 15 oct. 2025.
Sección
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografía del autor/a

Luiz Siveres, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela UnB, Mestre em Educação pela UCB, Diretor do Programa de pós-graduação em Educação da UCB.