Um segredo escondido e revelado entre fios: Jz 16,4-22
Contenido principal del artículo
Resumen
As estórias do ciclo de Sansão estão bastante enraizadas no imaginário popular. Utilizando a Análise Narrativa em diálogo com o Método Histórico-Literário, este artigo pretende explicar exegeticamente um relato presente em Jz 16,4-22. Trava-se uma relação dinâmica e promissora entre conteúdo e forma, entre a beleza estética e a mensagem teológica de um tecido literário. Parte-se da análise morfossintática verbal da narrativa e do discurso direto, estuda-se a cadeia narrativa, a noção de tempo e o esquema de repetição em “3 + 1”, para, finalmente, se definir a trama e compreender as ações dos personagens em cada cena. Para além dos fios que se entrecruzam, a perícope nos convida a contemplar um belo e unitário tecido. Dalila, paga pelos filisteus, pretende descobrir o segredo da força de Sansão com o objetivo de dominá-lo e subjugá-lo. Depois de três tentativas falidas, finalmente consegue realizar o seu intento. O segredo é escondido e revelado entre fios, que se tornam símbolo da vida humana e de modo particular da história de Israel que desconhece a origem de sua força: Deus.
Descargas
Detalles del artículo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.