As Comunidades Eclesiais de Base – CEBs e renovação paroquial

Contenido principal del artículo

Pedro Assis Ribeiro de Oliveira

Resumen

A proposta de renovação da paróquia retornou à agenda de debates na Igreja católica, especialmente no Brasil, como “comunidade de comunidades”, para incorporar a renovação eclesial trazida pelas Comunidades Eclesiais de Base - CEBs como presença da Igreja no mundo. Esta Comunicação apoia-se na Sociologia das Instituições religiosas para analisar a viabilidade dessa proposta a partir da experiência das CEBs no Brasil. Elas foram criadas em espaços não ocupados pelas paróquias e adotaram uma estrutura antes pastoral do que canônica. Ao esbarrar nas normas canônicas que regem a paróquia e constituem entraves ao desenvolvimento das CEBs, estas inovaram criando áreas pastorais que vão além dos limites territoriais de uma paróquia. O texto analisa as diferenças estruturais entre paróquias e áreas pastorais e conclui que a renovação eclesial, no sentido da Igreja em saída, requer a superação da estrutura canônica da paróquia pela área pastoral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
OLIVEIRA, Pedro Assis Ribeiro de. As Comunidades Eclesiais de Base – CEBs e renovação paroquial. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 14, n. 42, p. 642–653, 2016. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2016v14n42p642. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n42p642. Acesso em: 21 nov. 2025.
Sección
Comunicações/Papers-Communications
Biografía del autor/a

Pedro Assis Ribeiro de Oliveira, PUC Minas

Doutor em Sociologia (Louvaina, Bélgica), professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da PUC Minas, pesquisador do ISER-Assessoria, do Centro Fé e Política Dom Hélder Câmara e consultor da CNBB.