Deus na linguagem proverbial: análise do uso do nome de Deus em Provérbios e expressões populares da Bíblia e da atualidade

Contenido principal del artículo

Valmor da Silva

Resumen

A partir da constatação segundo a qual Deus é “inefável e sem forma”, o artigo analisa o uso do nome de Deus em ditos populares da Bíblia e da atualidade. Embora a Bíblia proíba fazer imagens esculpidas da divindade, ela abusa no uso do nome divino e na atribuição de metáforas de sua natureza e de suas ações. O estudo objetiva analisar a ampla utilização do nome de Deus em provérbios, tanto da antiguidade bíblica quanto da atualidade cotidiana. Após as considerações introdutórias sobre o nome de Deus nas diversas religiões, na Bíblia e na boca do povo, expõe-se a ampla citação do nome de Deus no livro bíblico de Provérbios, no contexto de toda a Bíblia Hebraica. Para analisar essa realidade, em paralelo, agrupam-se os ditos em torno aos seguintes assuntos: Deus em interjeições populares espontâneas, Deus como criador providente, Deus como retribuidor pelo bem e pelo mal, e Deus parceiro dos seres humanos em sua proposta ética de boa convivência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
SILVA, Valmor da. Deus na linguagem proverbial: análise do uso do nome de Deus em Provérbios e expressões populares da Bíblia e da atualidade. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 14, n. 43, p. 890–908, 2016. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2016v14n43p890. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n43p890. Acesso em: 13 ago. 2025.
Sección
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografía del autor/a

Valmor da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)

Mestre em Teologia e em Exegese Bíblica. Doutor em Ciências da Religião. Professor Titular de Teologia e Ciências da Religião da PUC Goiás.