A Religião e o Esgotamento do Iluminismo - Estudo de Filosofia da Religião a Partir da Dialética do Iluminismo

Contenido principal del artículo

Manoel Ribeiro Moraes Junior

Resumen

Os estudos da religião na modernidade renascentista e iluminista estiveram sempre sob as condições das promessas emancipatórias de um saber secular, tecnologicamente experimental e crítico às tradições, visando à emancipação social em relação às antigas formas de pensamento e sociedade. Contudo, as catástrofes das grandes guerras e dos problemas decorrentes de formas políticas e econômicas de características técnicas e burocráticas favoreceram mazelas dolorosas e até sanguinárias no século XX. A religião sempre foi tratada sob a dimensão das sociedades tradicionais, das quais a modernidade lutava para se libertar. Este artigo trata de um estudo escrito por Adorno e Horkheimer, que é crítico aos aspectos ideológicos e germinais desta modernidade.  Entre leitura e análise dos pensadores frankfurtianos, este artigo enfoca mais ainda as implicações aos estudos da religião, momento em que os pensadores frankfurtianos tecem uma genealogia arquetípica e sociopsicanalítica da modernidade, visando, antes de tudo, as possibilidades de uma emancipação social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
MORAES JUNIOR, Manoel Ribeiro. A Religião e o Esgotamento do Iluminismo - Estudo de Filosofia da Religião a Partir da Dialética do Iluminismo. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 14, n. 43, p. 937–951, 2016. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2016v14n43p937. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n43p937. Acesso em: 13 ago. 2025.
Sección
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografía del autor/a

Manoel Ribeiro Moraes Junior, UEPA

Doutor em Ciências da Religião. Professor Adjunto III na Universidade do Estado do Pará, lotado no Departamento de Filsofia e Ciências Sociais. Tem estágio de pós-doutorado em Filosofia Política no CeSoR/EHESS/CNRS sob a orientação do professor Michel Löwy e em Filosofia Política na UERJ sob a orientação do Dr. Luiz Bernardo Leite Araújo 

http://lattes.cnpq.br/2429279552706202