Nem Sola Scriptura, nem Solus Spiritus: a revelação na dimensão do humano

Contenido principal del artículo

Abdruschin Schaeffer Rocha

Resumen

O presente artigo se propõe discutir a revelação na dimensão do humano. Nesse sentido, parte do pressuposto de que tanto no protestantismo histórico quanto no pentecostalismo tal dimensão, e as contingências que daí derivam, não foram devidamente consideradas, na medida em que ambas as tradições recorrem a uma suposta “garantia da pureza” da revelação. No protestantismo, tal garantia fora buscada nas Escrituras, na medida em que ao evocar a autoridade das Escrituras, os reformadores acreditavam poder garantir a integridade da revelação, dentro de um suposto “ambiente higienizado”; no pentecostalismo, essa suposta segurança fora afiançada pelo Espírito, afinal, alimenta-se da forte expectativa de um encontro pessoal com Deus, que em sua imediaticidade supostamente garantiria a pureza da revelação. Assumindo as limitações e subjetividade humanas inerentes ao processo de recepção da revelação, propõe-se, portanto, uma revelação que se dê nos limites da história; uma revelação que se dê nos limites da linguagem; e uma revelação que se dê nos limites da vulnerabilidade humana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
ROCHA, Abdruschin Schaeffer. Nem Sola Scriptura, nem Solus Spiritus: a revelação na dimensão do humano. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 14, n. 44, p. 1173–1192, 2016. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2016v14n44p1173. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n44p1173. Acesso em: 12 ago. 2025.
Sección
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografía del autor/a

Abdruschin Schaeffer Rocha, Faculdade Unida de Vitória - ES

Graduado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Brasil e em filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo; mestre em Teologia pela Faculdades EST; doutor em Teologia pela PUC-Rio. Também é professor do curso de Bacharelado em Teologia e do programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória (Vitória/ES).