Somos irmãos dos outros animais? Diálogo da ecoteologia com Jorge Riechmann
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Jorge Riechmann é autor de vasta obra dedicada à reflexão filosófica sobre ecologia e sustentabilidade. Dentre seus trabalhos significativos, escolhemos “Todos los animales somos hermanos” (2005). Apresentaremos uma síntese do pensamento do autor a respeito da relação dos seres humanos com os outros animais, sobretudo os mamíferos. Riechmann aborda temas candentes, como o contínuo fisio-biológico-social do processo de evolução e a singularidade do humano, os motivos para incluir os animais superiores na comunidade moral humana, e as razões éticas e jurídicas dos direitos dos animais. Deve-se superar o especismo, que considera os animais somente como meros instrumentos. Embora os animais não sejam pessoas, nem agentes morais, tem valor intrínseco. Porque sentem dor e prazer, e apresentam uma finalidade para viver, merecem respeito moral. São “quase pessoas” e tem direitos, concedidos e reconhecidos pelos seres humanos. A seguir, faremos um exercício de interlocução da ecoteologia com Jorge Riechmann. Tomaremos como referência a Encíclica Laudato Si e a obra de Susin e Zampieri, Ética e Teologia da Libertação animal.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.