Uma coexistência criativa entre a teologia e as ciências das religiões: que trabalho desenvolver dos dois lados?
Contenido principal del artículo
Resumen
Este texto endossa a dupla existência da teologia, por um lado, e dos estudos religiosos, por outro. Devido a razões substantivas relacionadas aos “interesses” humanos e sociais “trazidos à tona” simultaneamente, essa dualidade não pode ser superada. No entanto, esse fato pode ser benéfico para ambos, desde que sejam reexaminados. Esse é o escopo do presente ensaio. Ele busca especificar como a teologia, assim reinterpretada, pode ser altamente esclarecedora para os estudos religiosos e também como os estudos religiosos estão repletos de riqueza humana diretamente instrutiva para o trabalho teológico e também para o pensamento. Ao mesmo tempo são postos os desafios e as oportunidades de mudança capazes de revitalizar o pensamento religioso, além dos desafios e oportunidades de mudança que revitalizam a reflexão sobre o tema.
Descargas
Detalles del artículo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.