Uma coexistência criativa entre a teologia e as ciências das religiões: que trabalho desenvolver dos dois lados?

Contenido principal del artículo

Pierre Gisel

Resumen

Este texto endossa a dupla existência da teologia, por um lado, e dos estudos religiosos, por outro. Devido a razões substantivas relacionadas aos “interesses” humanos e sociais “trazidos à tona” simultaneamente, essa dualidade não pode ser superada. No entanto, esse fato pode ser benéfico para ambos, desde que sejam reexaminados. Esse é o escopo do presente ensaio. Ele busca especificar como a teologia, assim reinterpretada, pode ser altamente esclarecedora para os estudos religiosos e também como os estudos religiosos estão repletos de riqueza humana diretamente instrutiva para o trabalho teológico e também para o pensamento. Ao mesmo tempo são postos os desafios e as oportunidades de mudança capazes de revitalizar o pensamento religioso, além dos desafios e oportunidades de mudança que revitalizam a reflexão sobre o tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
GISEL, Pierre. Uma coexistência criativa entre a teologia e as ciências das religiões: que trabalho desenvolver dos dois lados?. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 16, n. 50, p. 729–749, 2018. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2018v16n50p729-749. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2018v16n50p729. Acesso em: 14 ago. 2025.
Sección
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografía del autor/a

Pierre Gisel, Faculdade de Teologia e de Ciências das Religiões de Lausanne, Suíça.

O teólogo Prof. Dr. Pierre Gisel é professor titular e decano da Faculdade de Teologia e de Ciências das Religiões da Universidade de Lausanne (Suíça).