Em favor de uma definição normativa de laicidade: uma resposta a Marcelo Camurça

Main Article Content

Mailson Fernandes Cabral de Souza

Abstract

Este texto é uma resposta ao artigo A questão da laicidade no Brasil: mosaico de configurações e arena de controvérsias, publicado no dossiê Religião, Direitos Humanos e Direitos da Natureza na Revista Horizonte, em 2017. Abordarei alguns pontos que estruturam a composição do artigo  e que considero problemáticos, uma vez que fazem um recorte arbitrário da discussão teórica sobre do conceito de laicidade. Para o autor, inexiste uma definição normativa pré-existente do que seja a laicidade. Com base em uma breve revisão bibliográfica sobre o tema e analisando a ordem de sustentação dos argumentos levantados pelo autor, mostrarei que a noção de laicidade normativa não é somente possível, como também existente e que não levar isso em consideração implica na negação de outras perspectivas de trabalho sobre a temática. Nesse sentido, defendo que tal lacuna compromete a noção de mosaico religioso que é proposta no artigo.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
SOUZA, Mailson Fernandes Cabral de. Em favor de uma definição normativa de laicidade: uma resposta a Marcelo Camurça. HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences, Belo Horizonte, v. 16, n. 50, p. 919–929, 2018. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2018v16n50p919-929. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2018v16n50p919. Acesso em: 14 aug. 2025.
Section
Comunicações/Papers-Communications
Author Biography

Mailson Fernandes Cabral de Souza, Universidade Católica de Pernambuco

Mestre em Ciências da Religião pela  Universidade Católica de Pernambuco e membro do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, também na mesma instituição. Tem experiência na área de pesquisa em Ciências da Religião, com ênfase em diversidade religiosa, laicidade e análise do discurso de linha francesa.