Paul Ricoeur e a lógica do perdão

Contenido principal del artículo

Walter Ferreira Salles

Resumen

Meu objetivo é refletir sobre a lógica do perdão como manifestação da justiça a partir da contribuição filosófica de Paul Ricoeur. Pretendo igualmente refletir sobre o papel da tradição cristã nas leis e na política a partir da perspectiva da justiça. Para tanto, esse debate será articulado em torno de três pressupostos fundamentais: primeiro, a lógica do perdão está para além do esquecimento e da vingança; segundo, o perdão se insere na perspectiva do dom e da gratuidade; enfim, a ideia de reabilitação do ser humano capaz de ser bom e justo que está presente nas lógicas do perdão e da justiça judiciária. Em minha opinião, esta é uma maneira de dar sentido ao discurso religioso em nossa cultura secular.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
SALLES, Walter Ferreira. Paul Ricoeur e a lógica do perdão. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 17, n. 52, p. 414–435, 2019. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2019v17n52p414-435. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2019v17n52p414. Acesso em: 14 ago. 2025.
Sección
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografía del autor/a

Walter Ferreira Salles

Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Líder do Grupo de Pesquisa "Religião, linguagem e cultura". Professor de Ética e Teoria do conhecimento (Faculdade de Filosofia) e de Filosofia Jurídica (Faculdade de Direito) na PUC-Campinas. Membro do Conselho do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião e do Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Teologia da PUC-Campinas. Membro do Comitê de Ética de Pesquisa com seres humanos da PUC-Campinas. Coordenador do Grupo de Trabalho "Filosofia da Religião" da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião). Atualmente desenvolve pesquisa em torno do pensamento de Paul Ricoeur, com ênfase em hermenêutica, justiça, linguagem e religião. Estágio pós-doutoral (2010) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Doutorado em Ciências da Religião (2006) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Mestrado em Teologia (1997) pela Faculdade Jesuita de Paris (Centre Sèvres), bacharelado em Teologia (1995) e em Filosofia (1990) pela Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (FAJE).