Ciências da Religião e Teologia como área autônoma: reconfiguração do debate epistemológico, novos desafios e perspectivas para o estudo das (não) religiões e da(s) espiritualidade(s)
Contenu principal de l'article
Résumé
O objetivo deste artigo é refletir sobre a área de Ciências da Religião e Teologia em seu contexto pós autonomia enquanto área de avaliação da CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Num primeiro momento buscarei atualizar o debate epistemológico que tem longa tradição na Área, mostrando que a tão conhecida discussão acerca dos “duplos s” do termo Ciência(s) da(s) Religião(ões), esgota-se, por um lado, e precisa se reinventar, por outro, ou ainda se recolocar em outros termos que diz respeito à consolidação da área enquanto Ciências da Religião “e” Teologia. Num segundo momento, buscarei pensar acerca de alguns dos desafios que se impõem nesse processo de consolidação, considerando alguns caminhos possíveis, tomando como foco duas questões: a do “objeto” e a das perspectivas teórico-metodológicas. Ensaiarei aqui exercícios propositivos quanto aos movimentos que podemos fazer neste processo de consolidação. Ao final, espero, com esse texto, provocar mais diálogos no âmbito da jovem Área autônoma, e ainda colaborar para aqueles que chegam, pois a experiência em sala de aula e a circulação em eventos diversos, mostram que a Área ainda se revela bastante desconhecida ou incompreendida pelos pares, especialmente se considerarmos a diversidade regional em nosso país.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.