Manoel de Mello e a preocupação com Direitos Humanos nos primórdios do envolvimento pentecostal com a política brasileira

Contenu principal de l'article

Carlos Ribeiro Caldas Filho

Résumé

Durante décadas os evangélicos pentecostais brasileiros evitavam a todo custo se envolver com política, pois esta considerada como algo sujo e indigno dos cristãos. Todavia, já há alguns anos é grande o envolvimento de líderes pentecostais em política. Muitos candidatos a cargos públicos apresentam-se como “Pastor Fulano”, como uma maneira de chamar a atenção de eleitores evangélicos. Um dos primeiros líderes pentecostais brasileiros a falar abertamente sobre política foi Manoel de Mello e Silva (1929-1990), conhecido como Manoel de Mello, fundador da Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo (BpC). Este artigo pretende apresentar criticamente o contexto histórico da organização da Igreja O Brasil para Cristo e o envolvimento político de Manoel de Mello, com ênfase em sua preocupação com os Direitos Humanos, considerando ser ainda escassa a pesquisa acadêmica sobre o modelo de pentecostalismo no Brasil do qual a BpC é representante, e menor ainda o estudo desta vertente pentecostal na perspectiva de seu discurso político.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
CALDAS FILHO, Carlos Ribeiro. Manoel de Mello e a preocupação com Direitos Humanos nos primórdios do envolvimento pentecostal com a política brasileira. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 19, n. 58, p. 149, 2021. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2021v19n58p149. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/25700. Acesso em: 21 nov. 2025.
Rubrique
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biographie de l'auteur-e

Carlos Ribeiro Caldas Filho, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2000). Bolsista PNPD-CAPES na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Références

ALEIXO, Vitor Corrêa. Religião e política em Minas Gerais: formas de ativismo cristão no poder legislativo e em controvérsias públicas. Belo Horizonte, 2019. Tese (Doutorado em Sociologia), Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais.

ALENCAR, Gedeon Freire de. Ecumenismos & Pentecostalismos: a relação entre o pescoço e a guilhotina? São Paulo: Recriar, 2018.

ALMEIDA, Adroaldo José Silva. Pelo Senhor, marchamos: a ditadura militar e os evangélicos no Brasil (1964-1985). Tese (Doutorado em História). Niterói, 2019, Universidade Federal Fluminense.

ARNS, Paulo Evaristo. WRIGHT, Jaime (Orgs.). Brasil: Nunca Mais. 41. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

CALDAS, Carlos. Microética evangélica e frases de efeito: ingredientes para adesão ao governo Bolsonaro. Entrevista especial com Carlos Caldas. IHU Online. Disponível em: ˂http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/593336-microetica-evangelica-e-gestos-de-efeito-ingredientes-para-adesao-ao-governo-bolsonaro-entrevista-especial-com-carlos-caldas˃ 2019 a. Acesso em 23/02/2021.

CALDAS, Carlos. Evangélicos sem o princípio protestante. IHU Online. Disponível em ˂http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/592535-evangelicos-sem-o-principio-protestante˃ 2019 b. Acesso em 23/02/2021.

CALDAS, Carlos. “Não posso suportar iniquidade associada ao ajuntamento solene”. O “Cristianismo Positivo” tupiniquim. IHU Online. Disponível em ˂http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/598306-nao-posso-suportar-iniqueidade-associada-ao-ajuntamento-solene-o-cristianismo-positivo-tupiniquim˃ 2020. Acesso em 23/02/2021

CAMPOS, Leonildo Silveira. Os políticos de Cristo – uma análise do comportamento político de protestantes históricos e pentecostais no Brasil. In BURITY, Joanildo A.; MACHADO, Maria das Dores C. (org.) Os votos de Deus: evangélicos, política e eleições no Brasil. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 2006, p. 29-90.

DANTAS, Bruna Suruagy do Amaral. Religião e Política: ideologia e ação da “Bancada Evangélica” na Câmara Federal. Tese (Doutorado em Psicologia Social). São Paulo, 2011. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

DANTAS, Bruna Suruagy do Amaral. Religião e Política: ideologia e ação da “Bancada Evangélica” na Câmara Federal. São Paulo: Annablume, 2019.

FRESTON, Paul. Breve história do pentecostalismo brasileiro. In ANTONIAZZI, Alberto (Org.) Nem anjos nem demônios. Interpretações sociológicas do pentecostalismo. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

LACERDA, Fábio. Pentecostalismo, eleições e representação política no Brasil contemporâneo. Tese (Doutorado em Ciência Política). São Paulo, 2017. Universidade de São Paulo.

LIMA, José Hélio de. O programa “A Voz do Brasil para Cristo”: a relação estabelecida entre o líder pentecostal Manoel de Mello e o rádio. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). São Paulo, 2008. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Loyola, 1999.

MELLO, Valéria Augusto. Missionário Manoel de Mello: vida e obra. Biografia autorizada. São Paulo: S/E, 2006.

PASSOS, Paulo Rogério Rodrigues. As premissas do deuteropentecostalismo: tradição e renovação no campo religioso brasileiro. Observatório da Religião. Pará. v. 1, n. 1, p. 188-198, 2014.

RAMOS, Ariovaldo; ZACARIAS, Nilza Valéria. Neopentecostais e o projeto de poder. Le Monde Diplomatique, 20 de março de 2017. Disponível em ˂https://diplomatique.org.br/neopentecostais-e-o-projeto-de-poder/˃ Acesso: 14/02/2021.

RICOEUR, Paul. A memória do sofrimento. in RICOEUR, Paul. A hermenêutica bíblica. São Paulo: Loyola, 2006.

SILVA, Elizete da. O Conselho Mundial de Igrejas e a trajetória do ecumenismo no Brasil. Anais do XII Simpósio Anual da ABHR. Juiz de Fora, 2011.

SOUZA, Beatriz Muniz de. A experiência da salvação: pentecostais em São Paulo. São Paulo: Duas Cidades, 1969.

SUANA, Samuel. Uma história da Igreja O Brasil Para Cristo. São Paulo: Editora OPBC, 2015.