Ter voz, ter vez, lugar: a juventude e a mulher na Igreja e na Pastoral da Juventude na Arquidiocese de Belo Horizonte, MG

Contenido principal del artículo

Laísa Silva Campos

Resumen

Esta dissertação objetiva discutir a presença de jovens e de jovens mulheres nos espaços de participação das comunidades paroquiais da Igreja Católica, e da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Belo Horizonte, problematizando questões e posicionamentos da Igreja e da referida pastoral referentes às relações intergeracionais e de gênero, tomando como recorte as Assembleias do Povo de Deus, que iniciaram sua história em 1990 com o Projeto Pastoral Construir a Esperança e teve a edição mais recente ocorrida no ano de 2019. A Arquidiocese de Belo Horizonte compreende 28 municípios sendo Belo Horizonte e sua Região Metropolitana. A dissertação, de natureza qualitativa, a partir análise sistemática e hermenêutica de documentos e referências bibliográficas do marco teórico, toma como base alguns documentos da Igreja Católica, como a Gaudium et Spes, do Concílio Vaticano II, das Conferências Latino-americanas, da CNBB, da Pastoral de Juventude - PJ, da Arquidiocese de Belo Horizonte, de atas da PJ nessa Arquidiocese, e do Papa Francisco, considerando sua abordagem na perspectiva das juventudes e das jovens mulheres. Aborda a história das Assembleias do Povo de Deus, eventos marcantes da Arquidiocese de BH, e os destaques de gênero e juventude deliberados como textos finais, fruto destes processos. Busca perceber ainda, como esses documentos repercutem na história da Pastoral da Juventude de Belo Horizonte, a partir de 2009, quando ocorre a rearticulação dessa pastoral a nível arquidiocesano. As conclusões mostram que, apesar dos problemas históricos identificados quanto a pouca participação de jovens e invisibilidade das jovens mulheres, a Pastoral da Juventude na Arquidiocese de Belo Horizonte começou e pode favorecer as reflexões de equidade de gênero, empoderamento das mulheres e sua participação, bem como a discussão da masculinidade e da violência contra a mulher, porém, tal discussão é muito recente e é necessário dar continuidade a estudos nesta perspectiva para se perceber como os jovens que participam desta pastoral têm assimilado isso em sua vida cotidiana. A pesquisa se situa no âmbito das Ciências da Religião Aplicada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
CAMPOS, Laísa Silva. Ter voz, ter vez, lugar: a juventude e a mulher na Igreja e na Pastoral da Juventude na Arquidiocese de Belo Horizonte, MG. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 19, n. 60, p. 1277, 2021. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/27816. Acesso em: 21 nov. 2025.
Sección
Dissertações e Teses/Dissertations and Theses (Resumo/Abstract)

Citas

Não há.