Perspectiva pós-religional e Budismo secular: Stephen Batchelor e a religião pós-metafísica

Contenu principal de l'article

Leandro Durazzo

Résumé

Este texto pretende apresentar uma das tendências contemporâneas que o budismo vem assumindo ao longo das últimas décadas, sobretudo no Ocidente, em face às mudanças trazidas a cabo pelo contexto globalizado e dinâmico das sociedades atuais. Tal tendência, a progressiva secularização de suas tradições e práticas, bem como a abertura à crítica e à refutação histórico-bibliográfica, ganha aqui seu catalisador na pessoa de Stephen Batchelor, renomado estudioso budista, ex-monge em diferentes ordens tradicionais – nomeadamente a tibetana e o zen da Coreia - e um dos mais destacados defensores da perspectiva secular do budismo contemporâneo. Buscaremos, ao longo desta comunicação, indicar o diálogo potencial que o budismo secular - e as perspectivas secularizantes sobre as tradições culturais ortodoxas – apresenta com relação à temática pós-religional, como enunciada pela Associação Ecumênica de Teólogos do Terceiro Mundo e por Marià Corbí. Recorremos, para tal, a referências hermenêuticas modernizadoras e seculares da prática do Dharma, como advogada por Batchelor, entre outros.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
DURAZZO, Leandro. Perspectiva pós-religional e Budismo secular: Stephen Batchelor e a religião pós-metafísica. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 13, n. 37, p. 592–604, 2015. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2015v13n37p592. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n37p592. Acesso em: 15 oct. 2025.
Rubrique
Comunicações Dossiê/Papers-Communications Dossier
Biographie de l'auteur-e

Leandro Durazzo, Universidade de Lisboa

Escritor e tradutor, foi doutorando em História e Cultura das Religiões na Universidade de Lisboa, estudando budismo chinês, práticas contemporâneas do Dharma e diálogo inter-hemisférico.

Leandro Marques DURAZZO – Doutorando em História (Universidade de Lisboa), pesquisando budismo chinês, práticas contemporâneas do Dharma e diálogo inter-hemisférico