O Coetus Internationalis Patrum no Concilio Vaticano II: apresentação e resultados de uma pesquisa

Contenu principal de l'article

Philippe Roy-Lysencourt

Résumé

O Coetus Internationalis Patrum (CIP), presidido por Mgr. Lefebvre, foi o principal grupo de opositores ao espírito geral do Concílio Vaticano II. No presente artigo, o autor expõe brevemente suas pesquisas sobre o assunto em questão; pesquisas essas que culminaram na redação de uma tese de doutorado defendida no dia 3 de novembro de 2011. Depois de ter realizado uma história da pesquisa sobre o tema em questão e de ter apresentado as fontes utilizadas, o autor descreve a organização, a atividade e a estratégia do CIP, para então avaliar seu impacto sobre os esquemas do Concílio.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
ROY-LYSENCOURT, Philippe. O Coetus Internationalis Patrum no Concilio Vaticano II: apresentação e resultados de uma pesquisa. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 13, n. 38, p. 1051–1079, 2015. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2015v13n38p1051. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n38p1051. Acesso em: 9 août. 2025.
Rubrique
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biographie de l'auteur-e

Philippe Roy-Lysencourt, F.R.S.-FNRS Université Laval École Française de Rome

Philippe Roy-Lysencourt é doutor em História (Universidade de Lyon 3) e doutor em Ciências das Religiões (Universidade Laval). Atualmente, é Professor substituto de ‘História do Cristianismo’ na Universidade Laval (Québec, Canadá),  Pesquisador do ‘Fundo Nacional de Pesquisas Científicas’ (FNRS – Bélgica), e Pesquisador Residente na École Française de Rome E-mail : philippe.roy.lysencourt@gmail.com