A última morada dos defuntos: os locais de sepultura na Braga setecentista
Contenu principal de l'article
Résumé
Este artigo pretende analisar e estudar os principais locais de sepultamento escolhidos pelos bracarenses no século XVIII. Ele insere-se numa investigação doutoral mais vasta sobre a temática da vivência da morte e a procura pela salvação da alma entre os habitantes de Braga ao longo desta centúria. O presente texto procede a uma análise tanto num plano generalista, como a um nível mais detalhado. Os dados obtidos apontam claramente no sentido de uma preferência por certas igrejas paroquiais e confraternais localizadas na cidade. Procuramos também demonstrar ao leitor que dentro das igrejas havia diferentes espaços de sepultamento, conforme o perfil social de cada um. Para além destes aspectos, o presente artigo procura igualmente apresentar as diferentes motivações que estariam na base das escolhas efectuadas pelos bracarenses. Este trabalho foi possível mediante o estudo de 250 testamentos locais, bem como dos dados dos arquivos de algumas confrarias citadinas.
Téléchargements
Renseignements sur l'article
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.