O Santo e a Cidade: a pregação urbana de Santo António nos Sermões Medievais

Contenu principal de l'article

Eleonora Lombardo

Résumé

Este artigo intenta apresentar como a pregação de Santo António de Pádua está conectada com a cidade. Através de alguns exemplos tomados das legendas hagiográficas e sermões, o autor reconstrói as mudanças de atitudes de hagiógrafos e pregadores ligados a António algumas vezes a um contexto urbano geral e, em última medida, a cidade de Pádua. Em particular, o artigo se detém sobre alguns textos que destacam o efeito da pregação de Santo António no seu público-alvo, ou seja, a população da cidade em que falava. O período da análise é primariamente compreendido durante a canonização do santo, em meados do século XIV. Apesar disso, algumas referências a autores da época posterior serão feitas como comparação e aprofundamento da panorâmica oferecida. No final da Idade Média, santo António acabaria por ser, em certa medida, o modelo para os frades mendicantes, talvez atraídos pelos santos mais próximos no tempo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
LOMBARDO, Eleonora. O Santo e a Cidade: a pregação urbana de Santo António nos Sermões Medievais. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 15, n. 48, p. 1274–1298, 2017. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2017v15n48p1274-1298. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2017v15n48p1274. Acesso em: 3 sept. 2025.
Rubrique
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biographie de l'auteur-e

Eleonora Lombardo, Universidade Nova de Lisboa / Post-doctoral fellow of the Gabinete de Filosofia Medieval – Faculdade de Letras da Universidade do Porto and of the Instituto de Estudos Medievais – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais.

Doutora em História (Universidade de Padova), atualmente faz pós-doutorado no Inst. de Filosofia da Fac. de Letras da Univ. do Porto e no Centro de Invest. Transdisciplinar Cultura Espaço e Memoria Gabinete de Filosofia Medieval (Univ. do Porto), Portugal