Medellín – Centralidade dos pobres na Igreja: clamores e resistências atuais

Contenu principal de l'article

Francisco de Aquino Júnior

Résumé

O artigo trata da característica mais importante da Conferência de Medellín (centralidade dos pobres na Igreja) e de sua atualidade (clamores e resistências atuais). Começa mostrando como o processo de recepção do Concilio Vaticano II na América Latina se dá a partir da Constituição Pastoral Gaudium et Spes e sua incipiente teologia dos “sinais dos tempos” mediante processo de inserção da Igreja na realidade latino-americana e de compromisso com os pobres e marginalizados e suas lutas por libertação. Em seguida, trata da atualidade desse dinamismo eclesial, indicando alguns ecos e/ou expressões atuais (antigos e novos) dos clamores e das resistências dos pobres e marginalizados em nosso continente – “sinal dos tempos” por excelência ao qual a Igreja deve estar sempre atenta, com o qual deve se envolver visceralmente e a serviço do qual deve se entregar com todas as suas forças.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
AQUINO JÚNIOR, Francisco de. Medellín – Centralidade dos pobres na Igreja: clamores e resistências atuais. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 16, n. 50, p. 576–599, 2018. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2018v16n50p576-599. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2018v16n50p576. Acesso em: 14 août. 2025.
Rubrique
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biographie de l'auteur-e

Francisco de Aquino Júnior, Faculdade Católica de Fortaleza - FCF, CE; Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, PE.

Possui graduação em Teologia pela Faculdade Jesuítica de Belo Horizonte (1999), graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1999), mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuítica de Belo Horizonte (2001) e doutorado em Teologia - Westfälische Wilhelms Universität Münster (2009). Atualmente é efetivo da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).