Religião e mídia social: uma análise do conservadorismo religioso católico a partir da instituição Opus Dei
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Resumen
Ao analisar a relação entre religião e comunicação um leque se abre para diversas possibilidades de reflexão sobre o assunto. Neste caso, a relação proposta é entre meios de comunicação virtual e a religião, especificamente grupos e movimentos religiosos da Igreja Católica. Vivemos em uma realidade em que, no mundo virtual, temos a oportunidade de sermos receptores e, principalmente, produtores de conteúdos. Nessa dinâmica, é muito importante saber e entender como acontece esse processo comunicacional. É rotineiro encontrarmos nas diversas mídias sociais digitais, no âmbito da religião, grupos e movimentos marcados por uma linha que conserva os ensinamentos e doutrinas. Para esse público, mais importante do que a formação bíblica ou o aprofundamento da fé, por exemplo, é a prática dos ensinamentos cristãos, também presentes no ciberespaço, como medida única para chegar à santidade. Os meios de comunicação virtuais se tornam espaço ideal na condução da ideologia de santidade proposta por muitos grupos e movimentos conservadores, tornando o tão importante processo de relação comunicacional um ambiente pouco dialógico entre as mais diversas opiniões. Sendo assim, para a primeira explicação sobre a temática da pesquisa apresentamos um histórico sobre o processo de se comunicar com o outro, a evolução dos meios de comunicação e o ambiente tão conhecido na contemporaneidade: o virtual. Abordamos a cibercultura, o espaço onde se criou uma cultura a partir das ações comunicativas virtuais, e como essa realidade dialoga com a religião. Em seguida, apresentamos um breve histórico sobre o Opus Dei, os fatos marcantes no crescimento desta instituição conservadora da Igreja Católica e sua presença nos meios de comunicação virtual. Por fim, apontamos os desafios que podem ser encontrados na contemporaneidade, para que haja um processo dialógico em grupos e movimentos conservadores da Igreja Católica, no ambiente virtual, já que esse é o espaço onde a maioria deles está presente, transmitindo suas mensagens. Para fundamentar a pesquisa, seja na área das Ciências da Religião ou Comunicação Social, utilizamos o método de consulta bibliográfica, que tem como fonte livros, teses, publicações.
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