Futuros sacerdotes do Senhor: a decisão vocacional entre seminaristas em Santa Catarina.

Contenido principal del artículo

Marcos Alfonso Spiess

Resumen

A proposta do presente trabalho é analisar desde uma perspectiva antropológica a decisão vocacional entre seminaristas catarinenses. O trabalho de campo através da “objetivação participante” foi desenvolvido no Seminário Filosófico de Santa Catarina, e ampliado para ex-seminaristas, estagiários e padres. Analisando discursos e práticas foi possível perceber como que o despertar da vocação e as decisões implicadas na caminhada vocacional estão relacionados às condições históricas, econômicas e sociais. O primeiro capítulo resgata a história da implantação das dioceses e seminários no Brasil, especificamente em Santa Catarina, possibilitando perceber como que a estrutura da Igreja Católica, em diálogo com as estruturas sociais, condiciona determinados tipos de recrutamento e de representações sobre a vocação sacerdotal. Considerando a multiplicação no número de padres nas últimas três décadas, buscou-se compreender algumas estratégias da Igreja para manter e reproduzir o corpo clerical, principalmente em relação ao papel da família, dos padres e dos coroinhas (amigos) no processo do despertar e do recrutamento para o seminário. O segundo capítulo explora como aspectos econômicos estão presentes durante o processo de formação dos seminaristas destacando a importância da família, paróquias, comunidades e madrinhas para manter financeiramente o candidato ao sacerdócio. A análise indica como que estes jovens se envolvem num sistema de trocas para manutenção financeira, aonde a dialética de “dar, receber e retribuir” é fundamental para a decisão (continuar ou sair) na caminhada vocacional. Por fim, o terceiro capítulo expõe como a experiência religiosa do sujeito subjaz às representações da vocação e possibilitam compreender a relação entre estruturas postas e a capacidade inventiva dos sujeitos envolvidos no processo de inculcação da vocação. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
SPIESS, Marcos Alfonso. Futuros sacerdotes do Senhor: a decisão vocacional entre seminaristas em Santa Catarina. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 14, n. 42, p. 654–656, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/11678. Acesso em: 21 nov. 2025.
Sección
Dissertações e Teses/Dissertations and Theses (Resumo/Abstract)
Biografía del autor/a

Marcos Alfonso Spiess, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Graduado em Filosofia pela Faculdade São Luiz (Brusque, SC), mestre e doutorando em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba, PR).