O convertido “evangélico": figura da descrição da modernidade religiosa
Contenuto principale dell'articolo
Abstract
Este artigo faz parte da coletânea organizada pelo historiador francês Sebastien Fath, com o título Le protestantisme évangélique, un christianisme de conversion: Entre ruptures et filiations (O protestantismo evangélico, um cristianismo de conversão: entre rupturas e filiações), fruto de uma conferência internacional com uma abordagem coletiva, transversal e internacional organizada de 14 a 16 de março de 2002 pelo Groupe de Sociologie des Religions et de la Laïcité, em parceria com o Centre National de la Recherche Scientifique e a seção de ciências religiosas da l'Ecole Pratique des Hautes Etudes (Sorbonne) da França, Estados Unidos, Grã-Bretanha (Escócia e Inglaterra) e Brasil. Dos participantes brasileiros e conhecidos no país, temos Leonildo Silveira Campos (Mackenzie), Dario Paulo Barrera Rivera (Umesp) e Paul Freston (UFSCar / CIGI). O artigo de Danièle Hervieu-Léger traz um olhar de quem se consagrou nas pesquisas sobre o catolicismo, portanto, pouquíssimas análises sobre evangélicos. Nesta apresentação em forma de colóquio, como observarão, a socióloga é cuidadosa como alguém que entra em um universo pouco conhecido e opta por uma análise histórica, com recortes daquilo que inspirada em Ernest Troeltsch é chamado de Períodos Típicos da história do cristianismo para enfim tirar as conclusões devidas.
Downloads
Dettagli dell'articolo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Riferimenti bibliografici
FRANKL, R. Televangelism: The Marketing of Popular Religion, Carbondale, Ill., Southem Illinois University Press, 1987.
GAUCHET, M. Le désenchantement du monde. Une histoire politique de la religion, Paris, Gallimard, 1985.
GIDDENS, A. Les conséquences de la modernité, Paris, L'Harmattan, 1994.
LEHMANN, H. “La crise religieuse duxvne siècle”, in LAGNY A. (ed), Les piétismes à l'âge classique. Crise, conversion, institutions, Villeneuve d'Ascq, Éditions du Septentrion, 2001.
HERVIEU-LÉGER, D. La religion en miettes ou la question des sectes, Paris, Calmann-Lévy, 2001.
HERVIEU-LÉGER, D. Le pèlerin et le converti. La religion en mouvement, Paris, Flammarion, 1999/1.
SÉGUY, J. “Situation socio historique du pentecôtisme”, Lumière et Vie, nov.-déc., 1975, p. 33-58 .
TROELTSCH, E., 1961 (lrst ed. 1912). Die Soziallehren der christlichen Kirchen und Gruppen, Aalen, Scientia Verlag, 1961, p. 733-737.
VATIIMO, G. Espérer croire, Paris, Seuil, 1998.