Embates presentes nas cartas trocadas entre Jerônimo (347-420 d. C.) e Agostinho (354-430 d. C.): a expressão de projetos em defesa da educação cristã

Contenuto principale dell'articolo

Juliana Calabresei Voss Duarte
Terezinha Oliveira

Abstract

Esse artigo tem por objetivo analisar um conjunto de onze [11] cartas trocadas entre Jerônimo de Estridão (347 -420 d. C.) e Agostinho de Hipona (354-430 d. C.) e reconhecer que mesmo em meio a divergências de pensamento, os dois teólogos defenderam a fé cristã e os ensinamentos de Jesus Cristo como modelo a ser seguido pelo homem. Por meio dessas epístolas é possível perceber a autoridade eclesial mantida por Jerônimo e Agostinho em defesa das concepções e projetos cristãos. É verdade que ambos não apresentaram o mesmo “rigor” acerca de determinados temas. Apesar das divergências constatadas e das relações conturbadas, eles se tratavam nas cartas como pessoas reunidas por Deus. As cartas que Jerônimo e Agostinho trocaram demonstram a firmeza e o posicionamento em defesa da fé cristã. As cartas selecionadas evidenciam um embate entre dois dos principais autores da patrística. Para realizarmos nossas reflexões acerca desse embate recorremos, teoricamente, à história social e ao conceito de longa duração, uma vez que as cartas nos permitem compreender um momento histórico no qual estava em curso um projeto de formação humana pautado na doutrina cristã que se efetivou e manteve-se por pelo menos dez séculos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Dettagli dell'articolo

Come citare
DUARTE, Juliana Calabresei Voss; OLIVEIRA, Terezinha. Embates presentes nas cartas trocadas entre Jerônimo (347-420 d. C.) e Agostinho (354-430 d. C.): : a expressão de projetos em defesa da educação cristã. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 20, n. 63, p. e206312, 2024. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2022v20n63e206312. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/27697. Acesso em: 12 ago. 2025.
Sezione
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografie autore

Juliana Calabresei Voss Duarte, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (1999), professora pertencente ao Quadro Próprio do Magistério da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar/PPIFOR, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1991), doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997),  pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP (2004). É Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá junto ao Departamento de Fundamentos da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação.

Riferimenti bibliografici

AGOSTINHO, Santo. A Cidade de Deus. Lisboa Volume I (Livro I a VIII). 1996. Edição da Fundação Calouste Gulbenkian.

AGOSTINHO Santo. Confissões. São Paulo: Paulus. 1997. Tradução de Maria Luiza Jardim Amarante. Patrística: 10.

AGOSTINHO Santo. Sobre a Mentira. Petrópolis, RJ. Vozes. 2018. Tradução de Alessandro Jocelito Beccari.

BLANS, Lisiane Sabala. A Análise da mentira em Agostinho. Santa Maria. 2012. 154 f. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria.

BONI, Luis Alberto De. A Entrada de Aristóteles no Ocidente Medieval. In: Dissertatio. Pelotas: Instituto de Ciências Humanas. 1995. Departamento de Filosofia/UFPEL.

BROWN, Peter. Santo Agostinho uma biografia. 11° ed. 2020. Rio de Janeiro: Record.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP. 1999. Traduzido por Álvaro Lorencini.

CARPINETTI, Luís Carlos Lima. O aspecto polêmico da apologia de Jerônimo contra Rufino. São Paulo. 2003. 253 f. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

COSTA, Marcos Roberto Nunes. 10 Lições sobre Santo Agostinho. Petrópolis, RJ. 2014. Vozes, 4 ed.

DURKHEIM, Émile. A Evolução Pedagógica em França. Arquivo, 1982. Disponível em < https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC2/2-arquivo.pdf> Acesso em: 01 de março 2021.

GILSON, Etienne. A filosofia na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes. 1995. Tradução: Eduardo Brandão.

GUARNIERI, Felipe de Medeiros. A correspondência entre São Jerônimo e Santo Agostinho. São Paulo. 2016. 584 f. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo.

GUIZOT, François. O estado da sociedade religiosa no século V. Apontamentos 77. Universidade Estadual de Maringá. 1999. Tradução de Terezinha Oliveira e Claudinei Magno Magre Mendes.

OLIVEIRA, Ivone Brandão. São Jerônimo: cartas. Ângulo. 132. 2013. Jan./Mar. p. 14-19.

OLIVEIRA, T. Introdução. GUIZOT, François. O estado da sociedade religiosa no século V. Apontamentos 77, Universidade Estadual de Maringá. 1999. Tradução de Terezinha Oliveira e Claudinei Magno Magre Mendes.

POLÍBIO. História Pragmática. Livros I a V. São Paulo. 2016. Tradução, introdução e notas de Breno Battistin Sebastiani. Perspectiva: Fapesp, 1 ed.

SAN AGUSTÍN. Cartas. Obras completas. Versión española. Epistolares. Disponível em < http://www.augustinus.it/spagnolo/lettere/index2.htm>. Acesso em 20 de maio 2021.

SANTOS. Lorena Melissa. OLIVEIRA, Terezinha. As Cartas de São Jerónimo à Luz da Formação Social. 2015. Anais. XIV Jornada de Estudos Antigos e Medievais – Maringá-PR. Universidade Estadual de Maringá- UEM.