Práticas de conversão e obras missionárias
Contenuto principale dell'articolo
Abstract
Em 1377, o célebre bispo de Oviedo, Gutierre Gómez de Toledo, celebrou um sínodo reformista em que se promulgaram diretrizes para a ação do clero, incluindo uma constituição sobre a ação catequética na diocese. Apregoava o prelado que “como, segundo as ordenações dos santos padres, a principal carga e cura devem haver os que têm alguns súditos” consistia em ensiná-los as lições pelas quais seriam salvos”. Por isso, os arciprestes e curas eram obrigados a apresentar “aos seus súditos e paroquianos os feitos divinais e virtuosos.
Downloads
Dettagli dell'articolo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Riferimenti bibliografici
Sínodo de Gutierre Gómez de Toledo, 19 Dic. 1377. In: GARCÍA Y GARCÍA, António (ed.). Synodicon Hispanumn III - Astorga, Leon y Ovidedo. Colaboração de Federico R. Gil, Francisco Cantelar Rodríguez, Javier Fernadez Conde, Antônio Garcia y Garcia, Jose Luis Perez de Catro e Jose Sanchez Herrero. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1984, v. III, const. 1.