A importância da pesquisa e da extensão na formação do estudante universitário e no desenvolvimento de sua visão crítica
Contenuto principale dell'articolo
Abstract
O texto quer discutir, fundamentalmente, a formação do estudante universitário, tomando os mecanismos da pesquisa e da extensão como formas privilegiadas nesse processo. Para tanto, propõe-se a pôr em destaque a noção de conhecimento, visto como uma instância efetiva para a construção do sujeito consciente que é capaz de desenvolver uma visão crítica da realidade, sabendo discernir em meio às amarras que a força coatora da cultura lhe impõe. Acreditando que a Universidade pode operar essa passagem do ignorar ao conhecer – que produz o sujeito consciente–, através da prática investigativa e do trabalho da extensão, o texto busca mostrar que a abertura ao saber decorre da possibilidade efetiva de romper com o processo nivelador a que a cultura submete os indivíduos. E, ao fazer isso, a Universidade estará formando o estudante, o sujeito do conhecimento e, sobretudo, o cidadão.
Palavras-chave: Pesquisa; Extensão; Cultura; Universidade; Conhecimento cidadão.
ABSTRACT
This text aims at discussing, fundamentally, the qualification of university students, based on the belief that the mechanisms of research and extension activities are privileged forms in that process. For such, it highlights the notion of knowledge as an effective stage in the construction of a conscious subject apt to adopt a critical view of reality and to discern things despite the constraints imposed by the coercive forces of culture. In the belief that universities are capable of operating that passage from ignorance to knowledge – which engenders conscious subjects – through the practice of investigation and extension activities, the text endeavours to demonstrate that the way to knowledge results from the effective possibility of holding back that levelling process, and that culture submits individuals. Thus, universities shall qualify students as subjects of knowledge, that is, as real citizens.
Key words: Research; Extension activities; Culture; University; Knowledge as citizen.
Downloads
Dettagli dell'articolo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.