Globalização, New Age e Religiões Populares: uma digressão a partir do Vale do Amanhecer
Contenuto principale dell'articolo
Abstract
Este trabalho lança um olhar sobre o Vale do Amanhecer, movimento que surge em Brasília no final dos anos 60, articulando elementos do catolicismo popular, do espiritismo kardecista, da umbanda e da Nova Era, bem como a utilização performática de enésimos signos retirados dos mais diversos contextos globais e utilizados de maneira performática. Compreendemos aqui que sua formulação se dá num intenso processo de articulação entre o global e o local, a partir das referências às religiões populares no Brasil com os signos presentes no universo da Nova Era, a partir da utilização performática e visual de referências a diversas culturas. Tal articulação possibilita a constituição de sentidos e significados polissêmicos, que constituem a identidade dos sujeitos que vivenciam o sagrado. Nossas colocações são postas a partir de um trabalho de campo etnográfico realizado nas cidades de São Lourenço da Mata e Recife.
Downloads
Dettagli dell'articolo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.