A tensão republicana entre a universalidade da cidadania e a parcialidade da ação político-partidária: uma perspectiva protestante tradicional

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Evaldo Luis Pauly

Abstract

O artigo tematiza a falta de justificação das políticas públicas. Essa falta gera dilemas morais para refletir teoricamente a relação entre fé e política. Um dos dilemas reside na confusão política entre a privacidade da consciência individual e a publicidade da gestão governamental. O artigo propõe uma metodologia interdisciplinar entre teologia e pedagogia para analisar a relação fé e política na atual conjuntura política e social brasileira. A relação fé e política na perspectiva da teologia da libertação se aproxima mais do conceito teórico separação do que do de distinção. Bobbio e Freire são as principais referências teóricas para justificar essa tese pelo viés pedagógico da educação popular. A conclusão justifica porque, para a moral republicana, a escola tem o dever legal e o corpo docente tem a competência científica para universalizar a educação obrigatória como parte da complexa formação para o exercício da cidadania.

 

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Come citare
PAULY, Evaldo Luis. A tensão republicana entre a universalidade da cidadania e a parcialidade da ação político-partidária: uma perspectiva protestante tradicional. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 12, n. 33, p. 43–69, 2014. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n33p43-69. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n33p43. Acesso em: 14 ago. 2025.
Sezione
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia autore

Evaldo Luis Pauly, Centro Universitário La Salle - Unilasalle Programa de Pós-Graduação em Educação Canoas, RS

Possui mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). É professor e coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle de Canoas/RS.